Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Japão

Japão é atingido por novo terremoto nesta terça-feira, 9

Pouco mais de uma semana após terremoto de magnitude 7,6, Japão sofre com mais um terremoto, dessa vez com magnitude 6; felizmente, sem alertas de tsunami

Éric Moreira Publicado em 09/01/2024, às 10h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casa destruída após terremoto do Ano Novo no Japão - Getty Images
Casa destruída após terremoto do Ano Novo no Japão - Getty Images

Nesta terça-feira, 9 de janeiro, o centro do Japão foi mais uma vez acometido por um terremoto, dessa vez com magnitude 6 na escala Richter. Felizmente, dessa vez o tremor foi mais tranquilo, e nenhum alerta de tsunami foi sequer emitido.

Conforme noticiado pela agência meteorológica do país, o tremor aconteceu em frente à costa do Mar do Japão, mesma zona em que ocorreu um outro terremoto recente, que destruiu várias construções e vitimou ao menos 200 pessoas.

Apesar de tudo, vale mencionar que o Japão lida com centenas de terremotos todos os anos, embora a maioria sequer cause grandes danos, devido aos rígidos padrões de construções preparadas para tais fenômenos, vigentes no arquipélago há mais de quatro décadas.

+ Nova ilha vulcânica no Japão entrou mais uma vez em erupção; veja imagens!

Terremoto de Ano Novo

Em 1º de janeiro, foi registrado um outro terremoto bastante preocupante no Japão, que foi responsável pela morte de mais de 200 pessoas — além de outras cerca de 300 que seguem desaparecidas —, e isolado mais de mil outros japoneses. Ele atingiu impressionante magnitude de 7,6 na escala Richter, e ainda provocou a emissão de um alerta de tsunami.

Segundo o G1, a maior parte dos desaparecidos é residente da cidade de Wajima, uma das mais afetadas pelo tremor. Graças ao grande sismo, ela também foi palco de graves incêndios, deslizamentos de terra e desabamentos de edifícios e estradas.