Objeto cujo uso ainda hoje é incerto foi encontrado por arqueólogos amadores perto da vila de Norton Disney, em Lincolnshire, na Inglaterra
Recentemente, um grupo de arqueólogos amadores encontrou, durante uma escavação realizada no campo de um fazendeiro próximo à vila de Norton Disney, em Lincolnshire, na Inglaterra, um curioso dodecaedro romano. Esse tipo de objeto já foi desenterrado em outras regiões da Europa, mas segue intrigando a comunidade arqueológica pois ainda não se sabe exatamente qual era sua finalidade.
+ Dodecaedro romano: Conheça um dos maiores mistérios da arqueologia
Segundo o Live Science, uma pesquisa geofísica anterior na localidade revelou o que parecia para muitos ser um poço. Além disso, no mesmo campo já haviam sido desenterrados outros artefatos relativos aos romanos, como moedas e broches, o que incentivou ainda mais as escavações, de acordo com Richard Parker, secretário do Norton Disney History and Archaeology Group, uma organização de voluntários locais que realizou a descoberta.
Foi o penúltimo dia de escavação e apareceu este dodecaedro na Trincheira Quatro", conta Parker ao WordsSideKick.com. "Ficamos completamente surpresos com isso. Não estávamos recebendo muitos [sinais] de metal naquele momento, mas de repente lá estava."
Também é descrito que, para a surpresa de muitos dos arqueólogos envolvidos no achado, o dodecaedro foi encontado completo, o que é razão para se comemorar, considerando-se o grande número de objetos do tipo que são descobertos gravemente danificados ou fragmentados. Além do mais, ele é considerado relativamente grande — enquanto já foram encontrados alguns com tamanho próximo ao de bolas de golfe, este possui o tamanho de uma laranja.
Um outro fator que se destaca na descoberta é o fato de que este dodecaedro desenterrado próximo à Norton Disney é um dos poucos encontrados em seu próprio contexto arqueológico, conforme pontua Parker. Muitos outros foram achados pela Europa por detectores de metais e entregues posteriormente às autoridades.
As escavações responsáveis pelo recente achado foram encerradas logo no dia seguinte à descoberta, mas agora o grupo tenta conseguir mais financiamento para retornar ao local no próximo verão, que ocorre entre junho e agosto.
+ Descoberta mostra que romanos produziam vinho na Inglaterra há mais de 2 mil anos
Além de artefatos relativos aos romanos, próximo à aldeia os arqueólogos também encontraram outros objetos datados da Idade do Ferro, ainda anteriores ao domínio romano na região, e centenas de peças de cerâmica romana dos séculos 2 e 3 d.C. Isso sem mencionar os restos de uma antiga vila romana.