Recentemente, uma jovem ativista enfrentou momentos constrangedores com um apresentador de TV; o caso viralizou nas redes
Na última segunda-feira, 11, Miranda Whelehan, uma jovem ativista da Just Stop Oil — coalizão que trabalha para garantir o comprometimento do governo na interrupção de licenciamentos e produção de novos combustíveis fósseis — concedeu uma entrevista ao programa Good Morning Britain, para falar sobre a questão do petróleo.
O apresentador do programa, Richard Madeley, foi criticado por não parecer dar créditos para a fala da ativista, que tentava alertar sobre uma possível catástrofe climática, caso não haja mudanças.
“E este slogan 'Just Stop Oil' é muito divertido, não é? [...] bastante infantil’, disse o jornalista.
Nas redes sociais, a entrevista constrangedora viralizou e foi comparada a uma cena do filme ‘Não Olhe Para Cima’ (2021). No longa original Netflix, os personagens de Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrencetambém concedem uma entrevista para um programa de televisão e não são levados à sério.
No caso da ficção, os personagens que são astrônomos tentam alertar sobre a presença de um cometa ameaça a vida na Terra, ambos também são alvos de deboche por parte dos apresentadores.
Confira as comparações.
Its literally the #DontLookUp ☄️ tv interview.
— Mick Coffey (@MickCoffey2) April 11, 2022
Only Madley is just Partridge with added fragile narcissism.
She held her ground well. Can we keep the oil in the ground to. pic.twitter.com/fBgaNE5ncY
É o Não olhe pra cima do mundo real. Precisei legendar. Se tiver erro de digitação, já adianto o pedido de desculpas do disléxico. pic.twitter.com/0frSARrSSj
— Alvaro Borba (@alvaroborba) April 11, 2022
Lançado em dezembro de 2021, na plataforma de streaming Netflix, o filme 'Não Olhe Para Cima' narra a história de dois astrônomos que por acaso descobrem que em poucos meses a Terra será atingida por um meteoro que acabará com a vida no planeta. Mesmo com provas científicas de que estão certos, os especialistas são constantemente desacreditados e enfrentam empasses, enquanto tentam alertar a humanidade. A sátira política foi indicada ao Oscar 2022.