"Estou ansiosa para quando tivermos a chance de batizar o asteroide", declarou uma das jovens que encontrou o asteroide
Depois de analisarem imagens de um telescópio da Universidade do Havaí, duas adolescentes indianas descobriram um asteroide cuja a órbita deve cruzar com a da Terra. A informação foi divulgada pelo instituto de educação espacial indiano na última segunda-feira, 27.
De acordo com o SPACE India, instituto particular onde as duas jovens de 14 anos receberam treinamento, o asteroide está, atualmente, perto de Marte. A estimativa é que o corpo celeste chegue próximo de nosso planeta daqui cerca de um milhão de anos.
"Estou ansiosa para quando tivermos a chance de batizar o asteroide", comentou Vaidehi Vekariya, uma das responsáveis pela descoberta junto com Radhika Lakhani, que diz ter o sonho de ser astronauta. Entretanto, essa nomeação só será possível depois que a NASA confirmar sua órbita. Nesse meio tempo, o corpo celeste foi apelidado de HLV2514.
Nascidas em Surat, no oeste do país, as duas garotas descobriram o objeto durante uma campanha da SPACE India, em parceria com a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (Iasc), que justamente visava encontrar asteroides. Para isso, elas usaram um software especializado que capta imagens do telescópio Pan-STARRS no Havaí. A descoberta aconteceu em junho passado.