O passado do país foi marcado pela dominação inglesa, que marca a cultura do país até os dias atuais
Em entrevista ao The Guardian,Jyoti Atwal, um professor universitário de História, abordou uma questão que ficou pendente com a morte da rainha Elizabeth II, e que, assim como o trono da Inglaterra, será herdada porCharles III.
O Império Britânico já não existe mais, mas a persistência da monarquia permanece como um lembrete deste passado de dominação de outras nações, como a Índia.
O acadêmico indiano, embora admita que muitos adoravam a pessoa que Elizabeth II era, enfatiza que o que a monarca representava era uma instituição com um histórico de décadas de opressão e colonialismo.
+Conheça os massacres e genocídios cometidos pelo Império Britânico
Existem grandes setores na Índia que ainda queriam um pedido de desculpas da rainha e que ainda pensam que não houve um desfecho para a opressão. O ônus de dar esse pedido de desculpas recai sobre a monarquia, não sobre o primeiro-ministro ou outro membro do governo britânico. Então, agora que Charles é rei, as pessoas na Índia estarão esperando o pedido de desculpas dele", explicou Atwal ao The Guardian.
A Índia se tornou independente da Inglaterra em 1947, após um longo movimento cuja principal figura de destaque foi o pacifista Mahatma Gandhi. A violência da dominação britânica, contudo, deixou sua marca na trajetória do país, e o reconhecimento desses erros do passado pelo monarca inglês atual seria muito significativo para a população indiana.