Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia

Incêndio florestal escurece o céu em Atenas, na Grécia

Clima quente e seco provocou incêndios florestais ao redor da capital grega, cobrindo o céu com fumaça e fuligem; moradores devem evacuar região

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 12/08/2024, às 09h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do céu em Atenas nesta domingo, 11 - Getty Images
Fotografia do céu em Atenas nesta domingo, 11 - Getty Images

Neste domingo, 11, residentes e turistas da capital grega, Atenas, se depararam com um forte cheiro de fumaça e fuligem, mas certamente o que mais impressionou foi a coloração escura que recobria o céu. O evento se deve a uma série de incêndios florestais registrados no entorno da cidade, neste que vem se provando um verão extremamente quente e seco na região.

Segundo noticiado pelo g1, foram mobilizados mais de 250 bombeiros, 67 caminhões, 12 aviões e seis helicópteros na tentativa de combater o incêndio. Ele começou a cerca de 35 quilômetros de Atenas, por volta das 15hrs no horário local, e já danificou diversas casas — um número ainda não especificado.

As chamas estão se movendo rapidamente em direção ao Lago Maratona, um importante reservatório que abastece Atenas com água", informou o porta-voz do corpo de bombeiros da cidade, o Coronel Vassileios Vathrakogiannis, a um veículo local.

Um fator que vem agravando este incêndio em particular é que, conforme explica Vathrakogiannis, os ventos na região atingiram força de vendaval, o que levou as chamas a ultrapassarem a marca de 25 metros de altura. Por essa razão, inclusive, moradores de várias vilas próximas da área do incêndio receberam mensagens de texto de emergência, pedindo para evacuarem suas residências.

Clima extremo

Além deste incêndio, registrado a nordeste de Atenas, outro incêndio começou a oeste da capital grega. Devido ao clima quente e seco que a região vem enfrentando, agora no fim do verão de lá, além dos ventos fortes, o risco de incêndios florestais é mais alto que o comum.

Vale mencionar ainda que, nos meses de junho e julho, os primeiros do verão, foram registradas as temperaturas mais altas da Grécia. Antes disso, entre dezembro e fevereiro, também foi registrado o que foi o inverno mais quente de todos os tempos no país.

Esses fatores levam à preocupação de meteorologistas e autoridades governamentais, que alertaram que o perigo de incêndios florestais será aumentado na região entre o domingo, 11, até a próxima quinta-feira, 15. "Metade do país estará sob um 'alerta vermelho'", disse em comunicado Vassilis Kikilias, Ministro da Crise Climática e Proteção Civil da Grécia.