Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia

Por que o céu de Atenas, na Grécia, ficou alaranjado nesta semana?

Na última terça-feira, 23, atenienses se surpreenderam ao se deparar com o céu completamente alaranjado; entenda o que aconteceu na Grécia!

Éric Moreira Publicado em 24/04/2024, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Trecho de vídeo em que é possível observar grande parte de Atenas, capital da Grécia - Reprodução/Vídeo/YouTube/@guardiannews
Trecho de vídeo em que é possível observar grande parte de Atenas, capital da Grécia - Reprodução/Vídeo/YouTube/@guardiannews

Desde a terça-feira, 23, repercute nas redes sociais imagens impressionantes do céu da cidade de Atenas, na Grécia, dominado pela cor alaranjada. O fenômeno, embora pareça quase um cenário apocalíptico de filme, ocorreu graças a nuvens de poeira transportadas do norte da África até ali, na capital grega.

Conforme repercutido pelo g1, as nuvens de poeira teriam se formado logo após fortes ventos transportarem grande quantidade de poeira do Deserto do Saara pelo Mar Mediterrâneo, alcançando o continente Europeu.

+ Veja o que deixou o céu cor de rosa no Canadá

Vale mencionar também que, além disso, a terça-feira de Atenas foi marcada por grande calor, com temperaturas superando até mesmo os 30ºC — sendo registradas temperaturas de até 20 graus a mais que o norte do país.

Incêndios

Além da poeira que afetou toda a coloração do céu, a ventania também aumentou a propensão de incêndios ambientais. Somente na terça-feira, os bombeiros identificaram pelo menos 25 focos de incêndio em todo o país.

Em meio aos esforços para conter incêndios, três pessoas foram presas, suspeitas de iniciarem um incêndio acidentalmente. Felizmente, nenhuma morte ou estragos relevantes foram reportados.

Agora, o que os atenienses esperam é que o céu da região volte ao normal ainda nesta quarta-feira, 24. Segundo informações meteorológicas de lá, isso deve acontecer graças às correntes de ar, que devem ajudar também na queda da temperatura nas próximas horas.