Com cerca de 3,5 kg, objeto é uma das maiores pepitas de âmbar já descobertas, sendo utilizada durante anos por uma idosa como peso de porta
Publicado em 07/04/2025, às 10h00
Durante anos, uma idosa da Romênia utilizou uma grande pedra que encontrou no leito de um riacho, no sudeste do país, como um peso de porta. Porém, recentemente foi apontado que esse objeto é, na verdade, uma das maiores pepitas de âmbar já encontradas.
Após descobrir o que pensava ser apenas uma pedra bonita, a idosa a levou para casa e começou a utilizá-la como peso para a porta. E segundo o jornal El País, essa rocha que, por muito tempo, pensou-se ser nada demais, é avaliada em impressionantes US$ 1 milhão (ou cerca de R$ 5,6 milhões, na cotação atual).
Vale mencionar que o âmbar é um material formado quando a resine de uma árvore, uma substância altamente viscosa, fossiliza, formando um material duro e de tonalidade quente. Esse material é inclusive reconhecido como uma pedra preciosa, o que justifica o valor do âmbar da idosa romena.
Conforme repercute o portal R7, pedaços de âmbar podem ser encontrados nos arredores da vila de Colți, na Romênia, em depósitos de arenito localizados às margens do rio Buzău, de onde é extraído âmbar desde a década de 1920. A idosa que encontrou a grande pepita, por sua vez, vivia em Colți quando a encontrou.
Após a morte da idosa, que ocorreu em 1991, um parente herdou a casa da mulher, e começou a suspeitar que aquele batente de porta poderia ser mais valioso do que se pensava. Inclusive, a família conta que a casa já foi até invadida por ladrões, que não perceberam a pedra e sua preciosidade.
Foi então que, após descobrir o que era aquele objeto, o parente vendeu o âmbar ao Estado da Romênia, que o encaminhou para análise no Museu de História de Cracóvia, na Polônia. Foi estimado pelos especialistas que a pepita possui entre 38 milhões e 70 milhões de anos.
Daniel Costache, diretor do Museu Provincial de Buzău, afirmou em comunicado que a pedra é vista como uma importante contribuição científica para o país: "Sua descoberta representa uma grande importância tanto em nível científico quanto museológico", pontua.
A grande pepita de âmbar foi então avaliada como tesouro nacional na Romênia, e desde 2022 está em exibição no Museu Provincial de Buzău.