Stulsko é um antigo templo pagão protegido por lei, mas foi assolado sem resistência para a construção de uma estátua de famoso ídolo cristão
Na Ucrânia, um importante monumento arqueológico monolítico conhecido como Stulsko foi deliberadamente destruído, sem intervenção do governo, em um ato de terraplanagem. Segundo o jornal Lviv Opilly, a fortaleza histórica em arenito foi agredida por forças privadas para a construção de um ídolo da Virgem Maria no local.
Stulsko é considerado de grande importância histórica e cultural no país, mas passou por obras pouco divulgadas na produção de uma rede de túneis e um aterro plano nas últimas duas semanas, para a fundamentação da estátua. O monumento é tratado como de origem pagã, o que pode ter reforçado o objetivo da ação, mas o local já havia passado por interferências no século 9, quando se tronou uma fortaleza.
Quando foi reportada a interferência infraestrutural no local, as fundações para o novo monumento cristão em andamento já estavam completas. Segundo o portal polonês Zwiadowca Historii, as “autoridades locais aparentemente não encomendaram esse trabalho, mas não o bloquearam”. Não foi identificado ainda o autor desse crime contra patrimônio tombado.
O local é protegido por lei, sendo definido como monumento natural. Considerado um possível altar pré-histórico, o Stulsko é conhecido desde o século 14, e localizado pelo arqueólogo Orest Korczyński como remotamente antigo (ligado a comunidades croatas cuja existência no tempo ainda é pouco conhecida). Passando por muitas mãos, entre elas a Polônia e a União Soviética, integrou o território ucraniano com as divisões de fronteira da Comunidade dos Estados Independentes nos anos 1990.