O Very Large Telescope (VLT) captou uma impressionante imagem da nebulosa
Uma nova imagem da NGC 246, também conhecida como Nebulosa da Caveira foi registrada pelo Very Large Telescope (VLT) no Chile. O instrumento capta a luz emitida em faixas estreitas de comprimentos de onda, as quais são associadas ao hidrogênio e ao oxigênio, o que permite que os pesquisadores identifiquem a composição química dos astros.
Dessa forma, podemos afirmar que as regiões em vermelho na imagem da nebulosa possuem hidrogênio em abundância, enquanto as partes em azul revelam a presença de oxigênio.
A nebulosa se formou quando uma estrela parecida com o Sol expeliu suas camadas externas e deixou seu núcleo nu. Em 2014, os cientistas descobriram que a anã branca, a qual é uma das duas estrelas que podem ser identificadas no centro da imagem pelos pontos brancos, está ocultando um outro astro, uma anã vermelha. Esta última está localizada a cerca de 500 vezes a distância entre a terra e o Sol da anã branca.
As estrelas orbitam uma à outra e, ao mesmo tempo, são orbitadas por outras anãs brancas, as quais estão a cerca de 1900 vezes a distância entre a Terra e o Sol.