Um britânico quase perdeu a vida após sofrer um choque anafilático provocado por mordidas de seu próprio hamster de estimação
Um britânico quase perdeu a vida após sofrer um choque anafilático provocado por mordidas de seu próprio hamster de estimação. Nathan Halliday, de 34 anos, estava segurando seu hamster quando o animal sofreu uma convulsão repentina.
Durante o episódio, o hamster, desorientado e provavelmente assustado, mordeu a mão de Halliday com força. O incidente causou inchaço imediato e o surgimento de manchas vermelhas pelo corpo.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Halliday apresentava níveis críticos de oxigenação, o que levou sua esposa a acionar o serviço de emergência. Ele foi rapidamente socorrido, levado ao hospital de ambulância e tratado com duas injeções de adrenalina, um anti-histamínico e oxigênio.
Foi absolutamente horrível, especialmente porque eu não tinha ideia de que uma mordida de hamster poderia causar algo assim. Meu corpo todo estava inchado e minha garganta doía, eu não conseguia nem falar e era como respirar por um canudo. Eu estava coberto de urticária. Ninguém nunca tinha ouvido falar do que tinha acontecido. Isso divertiu os médicos", relatou Halliday.
O choque anafilático é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal, que pode ser desencadeada pela exposição a alérgenos, como alimentos, picadas de insetos, medicamentos ou substâncias específicas.
Trata-se de uma resposta exagerada do sistema imunológico, que libera substâncias químicas em grande quantidade, provocando sintomas como dificuldade para respirar, inchaço, erupções cutâneas, queda brusca da pressão arterial e, em casos extremos, parada cardíaca.
No entanto, choques anafiláticos provocados por mordidas de hamsters são casos extremamente raros. Segundo o Daily Mail, há pelo menos um registro no Reino Unido de um homem que perdeu a vida após ser mordido por um desses animais.
Rebecca, esposa de Halliday, relatou que precisou puxar com força o hamster, chamado Mochi, para retirá-lo do corpo do marido. Ela também contou que Mochi, com um ano e oito meses, já aparentava estar doente desde o início do mês. O animal morreu poucos segundos após morder Halliday.