Um homem ficou gravemente ferido ao enfrentar um urso polar para salvar sua esposa na isolada comunidade de Fort Severn, no norte do Canadá
Um homem ficou gravemente ferido ao enfrentar um urso polar para salvar sua esposa no Canadá. Segundo a polícia local, que emitiu um comunicado sobre o incidente, o homem está se recuperando bem. O urso foi morto.
O ataque ocorreu na terça-feira, 3, na isolada comunidade de Fort Severn, no norte do país, onde vivem cerca de 400 pessoas. Por volta das 5h, o casal saía de casa para passear com os cães quando o urso atacou a mulher na entrada da garagem.
Ao vê-la cair após escorregar, o marido interveio, enfrentando o animal para evitar um ataque mais grave. Durante a luta, ele sofreu graves ferimentos nos braços e nas pernas. Um vizinho, ao perceber a situação, disparou várias vezes contra o urso, que fugiu para a mata e foi encontrado morto mais tarde. O casal foi levado a um posto de saúde e, apesar dos ferimentos, está fora de perigo, informou a mídia local.
Em entrevista à Canadian Boadcasting Corporation (CBC), Alysa McCall, cientista da Polar Bear Internacional, destacou que os ursos polares raramente atacam humanos. “Geralmente quando ocorre um ataque, o urso está com muita fome, ou é jovem, ou está doente”, disse.
Ela também apontou que, embora os ursos geralmente evitem o contato com humanos, as mudanças climáticas estão alterando as temperaturas e modificando as paisagens. Essas transformações forçam os animais a buscar novas fontes de alimento, aumentando a possibilidade de novos incidentes.
Em nota, a polícia de Nishnawbe informou que o patrulhamento segue mais intenso na área para garantir que nenhum outro urso seja visto pela cidade, e que até o momento não encontraram sinais de novos animais na área.