Esta não é a primeira vez que um visitante do parque americano voltou para casa com um valioso souvenir; somente neste ano foram 798 descobertas
Em uma visita ao Parque Estatal Crater of Diamonds, localizado em Arkansas, nos Estados Unidos, um homem voltou para casa com um belo souvenir: um diamante de quase cinco quilates. Este é o segundo maior diamante encontrado no local. Em 2020, outro visitante encontrou uma peça de nove quilates.
O americano, Jerry Evans, disse não ter dado muita atenção a pedra quando a encontrou. "Pensei que pudesse ser um pedaço de vidro, era tão claro. Não sabia mesmo", explicou o visitante, que guardou o seu achado no bolso da calça. Para sanar suas dúvidas, ele submeteu a peça ao Gemological Institute of America, uma instituição especializada que determinaria se era, ou não, uma pedra preciosa.
Conforme repercutido pelo jornal O Globo, o resultado saiu semanas depois, confirmando que a peça do tamanho de um feijão era de fato um diamante. A descoberta se deu no início deste ano, mas só agora foi divulgada.
Segundo funcionários do parque, somente neste ano, foram registrados a descoberta de 798 diamantes no local. O superintendente assistente do parque, Waymon Cox, comentou o achado de Jerry Evans:
O diamante de Evans é espetacular de se ver. É um cristal completo com uma cor branca brilhante que lembra muitos outros grandes diamantes brancos que vi daqui no passado", afirmou Waymon.