Os herdeiros de Gustave Eiffel solicitaram que os anéis olímpicos, instalados na Torre Eiffel, fossem removidos antes do final de 2024
Os herdeiros de Gustave Eiffel solicitaram que os anéis olímpicos, instalados na Torre Eiffel, fossem removidos e "transmitidos simbolicamente" a Los Angeles antes do final de 2024, contrariando o plano da Câmara Municipal de mantê-los até 2028.
Em um comunicado divulgado pela Associação dos Descendentes de Gustave Eiffel (ADGE), os familiares expressaram sua desaprovação à permanência indefinida dos anéis após os Jogos Olímpicos de Paris, sem que uma data de retirada fosse definida.
Os descendentes de Eiffel elogiaram a associação dos anéis à torre durante os Jogos de 2024, mas argumentaram que mantê-los por mais tempo comprometeria a "neutralidade" e a estética do monumento, alterando suas formas originais.
"Se os membros da ADGE ficaram felizes e orgulhosos ao ver os anéis olímpicos expostos na durante os jogos, não parece apropriado mantê-los lá depois. A Torre Eiffel, símbolo histórico de Paris e de França, não deve estar permanentemente associada a uma organização externa, por mais prestigiada que seja", diz a nota.
A organização defende que a fachada da torre deverá "continuar a ser utilizada para a promoção temporária de causas nobres, como mostrar o apoio da França à Ucrânia no primeiro aniversário da Invasão Russa, ou exibir as estrelas da União Europeia durante o Presidência francesa do Conselho Europeu".