Prisão teria sido resultado de uma operação do Serviço Nacional de Inteligência do país
O governo do Iraque anunciou que prendeu Sami Jasim al-Jaburi, o chefe financeiro do grupo fundamentalista que, no passado, era conhecido como Isis, e se denomina hoje como como Estado Islâmico (não confundir com o Talibã, essa é uma outra organização), conforme repercutido pela BBC nesta segunda-feira, 11.
A informação foi passada ao público pelo primeiro-ministro, Mustafa al-Kadhimi, através de sua conta oficial do Twitter. Segundo o político, a captura ocorreu pelas mãos do Serviço Nacional de Inteligência, e se deu durante uma operação "no exterior", sem dar mais detalhes a respeito da área onde se escondia o líder islâmico.
Ainda de acordo com a BBC, Sami não apenas lidava com as finanças da organização, mas também com sua atuação na fronteira entre a Síria e o Iraque. Essa zona é conhecida por sofrer inúmeros ataques às suas bases policiais ou pertencentes ao Exército.
Atualmente, vale lembrar, o Estado Islâmico atua de forma marginalizada, uma vez que foi derrotado militarmente em 2019 pela Síria. Antes disso, o grupo havia reclamado territórios sírios e iraquianos, procurando construir um país próprio.
Apesar de ter sido empurrado para a clandestinidade, porém, o EI ainda se mantém vivo, e hoje estima-se que pode possuir até 10 mil soldados.