O ex-presidente chegou a criticar a retirada das tropas americanas do país do Oriente Médio no mês passado
Na última segunda-feira, 16, ex-presidente dos EUA George W. Bush divulgou uma nota junto à ex-primeira dama Laura Bush na qual declaram estar acompanhando os "trágicos acontecimentos que se desenrolam no Afeganistão com profunda tristeza". Conforme o UOL, o comunicado foi compartilhado por meio das redes sociais.
"Nossos corações pesam tanto pelo povo afegão que tanto sofreu quanto pelos americanos e aliados da OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] que tanto se sacrificaram", diz a nota.
De acordo com o portal de notícias, em abril deste ano, o atual presidente Joe Biden anunciou a retirada das tropas americanas do país da Ásia Meridional. No mês de julho, porém, Bush criticou a medida, alegando que as consequências seriam sofridas principalmente por "mulheres e meninas afegãs".
President and Mrs. @laurawbush have released a statement on Afghanistan. Read it here: https://t.co/GJO1CGZHpC
— George W. Bush Presidential Center (@TheBushCenter) August 17, 2021
"O presidente Biden prometeu evacuar esses afegãos, junto com os cidadãos americanos e nossos aliados. O governo dos Estados Unidos tem autoridade legal para reduzir a burocracia para refugiados durante crises humanitárias urgentes", prosseguem George e Laura no comunicado.
"E temos a responsabilidade e os recursos para garantir uma passagem segura para eles agora, sem atrasos burocráticos. Nossos aliados mais fortes, junto com ONGs privadas, estão prontos para ajudar", finalizam.