O estilo de música instrumental "choro" (também chamado de chorinho) surgiu no Rio de Janeiro no século 19; saiba mais!
O choro (também chamado de "chorinho") é um estilo musical de natureza exclusivamente instrumental. De características semelhantes ao samba e descrito pelo portal Choro Music como "alegre e agitado", apesar do nome, esse ritmo tradicional brasileiro remonta ao Rio de Janeiro do século 19.
Segundo divulgado pela Agência Brasil, ele se tornou na última quinta-feira, 29, parte do Patrimônio Cultural do país após uma decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em resposta a um pedido do Clube do Choro de Brasília.
Em uma declaração repercutida pelo veículo, Henrique Lima Santos Filho, músico que preside o Clube, comentou o desdobramento:
Significa que é um bem que dá orgulho, que representa a nação. É a primeira manifestação genuinamente brasileira anterior ao samba e que faz o nosso perfil, da alma profunda. Reúne influências da Europa, da África, cada região uma riqueza. Tudo isso se mistura e se transforma nesse ritmo".
O choro é influenciado por elementos emprestados das danças de salão europeias, além de outros que vem da música africana e da portuguesa. Ele é tocado com uma diversidade de instrumentos, como violão 7 cordas, pandeiro, clarinete, cavaquinho e um conjunto de bandolim.