País quer aumentar sua segurança e impedir a entrada em massa de imigrantes russos
A Finlândia deu início, nesta semana, à construção de um muro de 200 km de extensão em um trecho de fronteira com a Rússia. Com a medida, o país busca aumentar sua segurança e impedir a entrada em massa de imigrantes russos, como informaram autoridades finlandesas.
De acordo com informações do portal de notícias G1, a Finlândia divide com a Rússia a maior fronteira de toda a União Europeia, com um total de 1.340 km.
No momento, essa divisão é delimitada por cercas de madeira, que impedem a passagem de gado. Porém, como a guerra tem provocado um grande aumento do número de russos entrando na Finlândia, o país recentemente decidiu construir uma barreira.
O muro, conforme informou a Guarda da Fronteira da Finlândia à BBC News, será feito de metal e terá três metros de altura, com arame farpado no topo.
Além disso, nos locais considerados mais delicados serão instaladas câmeras de visão noturna, além de fontes de luz e alto-falantes.
De acordo com o portal G1, a construção do muro foi iniciada na última terça-feira, 28, em uma região próxima a Imatra, cidade do sudeste finlandês que possui 26 mil habitantes.
Como explicou a Guarda Fronteiriça em comunicado, árvores começaram a ser derrubadas para dar lugar a uma estrada, na qual serão instaladas as barreiras de metal. O projeto-piloto, que terá 3 km de extrensão, está previsto para ser finalizado no mês de junho.
Mais tarde, o país deve construir outros 70 km, entre os anos de 2023 e 2025. A meta final, porém, é erguer 200 km de muro, uma obra estimada em US$ 400 milhões (cerca de R$ 2 bilhões).