Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / O Jogo da Rainha

Filme sobre a única esposa de Henrique VIII que sobreviveu chega no streaming

Em 'O Jogo da Rainha', acompanhamos a trajetória de Catarina Parr, a última esposa do rei Henrique VIII, e única que sobreviveu; veja onde assistir!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 27/11/2024, às 08h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'O Jogo da Rainha' - Reprodução/MetFilm Distribution
Cena de 'O Jogo da Rainha' - Reprodução/MetFilm Distribution

Em junho, estreou nos cinemas norte-americanos um filme que despertou grande curiosidade dos fãs de história, ao retratar a trajetória da última esposa do rei britânico Henrique VIII, Catarina Parr, que também foi a única que sobreviveu às ações brutais que o monarca tomou em vida: 'O Jogo da Rainha'. Agora, a produção finalmente chegou no streaming.

"Uma história de terror psicológico ambientada na sangrenta corte Tudor do infame rei Henrique VIII da Inglaterra. Contada do ponto de vista da rainha Catherine Parr, a sexta e última esposa de Henrique e a única a evitar o banimento ou a morte", descreve a sinopse do longa. 

No filme, dirigido pelo brasileiro Karim Aïnouz, quem dá vida ao cruel rei britânico é Jude Law, enquanto quem interpreta Catarina Parr é Alicia Vikander. A trama, por sua vez, se baseia no livro best-seller de Elizabeth Fremantle, 'Queen's Gambit', mas o longa teve seu nome alterado para evitar conflitos com uma série de mesmo nome da Netflix.

Apesar de ter estreia mundial no ano passado, no Festival de Cannes de 2023, sua estreia comercial se deu somente em junho deste ano, nos Estados Unidos, repercute o Terra. E agora, finalmente, ele está disponível no catálogo do Amazon Prime Video para os brasileiros.

Esposas do rei

Henrique VIII é, indiscutivelmente, uma figura muito marcante e sombria da história da realeza britânica. Filho de Henrique VII e Isabel de York, ele tornou-se herdeiro após a morte do irmão, Artur, e se destacou na história do Reino Unido principalmente por suas reformas religiosas e políticas, tornando a Inglaterra em uma potência na Europa.

Entre os feitos pelos quais mais ficou conhecido, além de sua excentricidade — inclusive contando com servos para limpar o próprio bumbum —, está a fundação da Igreja Anglicana, afastando a Inglaterra religiosamente de Roma.

Essa nova doutrina surgiu após a insatisfação do rei com algumas decisões tomadas pela Igreja Católica, em meio à Reforma Protestante, além do fato de o monarca desejar se divorciar de Catarina de Aragão, sua primeira esposa, em um contexto em que o divórcio era inaceitável pela religião — especialmente se envolver um rei.

E o rei inegavelmente aproveitou bem do novo direito: ele teve seis esposas ao longo de sua vida, sendo elas, em sequência, Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Cleves, Catarina Howard e, por fim, Catarina Parr.

A primeira esposa teve o divórcio de Henrique VIII em 1533 e, apenas três anos depois, aos 50 anos, ela faleceu. Já o destino das demais foi majoritariamente trágico: Jane Seymour faleceu por complicações no parto, enquanto Ana Bolena e Catarina Howard foram condenadas à morte pelo próprio monarca, em ambos os casos por adultério.

Quem escapou do fim trágico foi Ana de Cleves, que concordou com o fim do casamento e recebeu uma grande recompensa financeira, vivendo o restante de sua vida no castelo de Hever, e mantendo boa relação com Henrique até o fim da vida do monarca; e Catarina Parr, a sexta e última esposa do rei, que ficou conhecida como Rainha Viúva a partir de 1547, quando ele morreu.

+ Decapitadas, divorciadas e até mesmo aposentadas: a cruel saga das esposas de Henrique VIII

Antiga pintura representando Catarina Parr, e a rainha vivida por Alicia Vikander em 'O Jogo da Rainha' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/MetFilm Distribution

Confira mais detalhes sobre a vida de Catarina Parr em 'O Jogo da Rainha', já disponível no Amazon Prime Video.