Diretor do filme explica a real proposta e diz que as pessoas estão 'jugando o livro pela capa'
Na semana passada, foi lançado o trailer do filme de terror nacional "Curupira - O demônio da Floresta".
A produção, todavia, foi recebida com críticas por internautas, que consideraram a maneira como a figura folclórica estava sendo retratada 'desrespeitosa' com a cultura indígena.
Erlanes Duarte, que foi o cineasta responsável por dirigir o longa, argumentou que as pessoas estão julgando "o livro pela capa", e precisam esperar para assistir o filme, que está previsto para chegar aos cinemas em 28 de outubro, antes de formar uma opinião a respeito.
"Ele [Curupira] personifica [um protetor da floresta] de maneira forte e incisiva, e aí, é o grande debate do filme, a forma que a natureza responde a maus tratos do homem. Infelizmente, as pessoas estão julgando o livro pela capa, sem ter lido ainda. Mas tenho que certeza que todos vão entender a verdadeira mensagem do filme depois de assisti-lo", comentou o diretor, conforme repercutido pelo Globo.
A proposta do longa é acompanhar seis jovens que fazem um passeio em uma ilha, porém rapidamente descobrem que o local conta com a presença Curupira, que passa a persegui-los.
Confira abaixo alguns dos tweets de internautas insatisfeitos com a proposta da produção antes mesmo de seu lançamento.
"o demônio da floresta"?? É sério isso??? O Curupira não é demônio e nunca foi, é uma entidade indígena cuja função é proteger as florestas dos reais "demônios" e nós sabemos muito bem quem eles são... https://t.co/abW06a8sxY
— curupira🌹 (@sioqueta) October 19, 2021
O desserviço prestado pelo filme “Curupira, o demônio da floresta”, da O2 Play Filmes não pode ser tolerado. É inaceitável que uma equipe produza um filme que demoniza as narrativas da Amazônia, colocando as culturas e entidades indígenas e afrodescendentes +
— Negritar - Filmes e Produções (@negritarprod) October 19, 2021
Esse trailer está horrível, colocaram um monstro aleatório pra chamar de Curupira, o maior problema é a palavra demônio que tenta entregar a moral cristã numa cultura onde ela não existe. https://t.co/3PvegLhvXz
— Ale Santos (@Savagefiction) October 19, 2021
Desrespeito total com a cultura e religião indígena!!!!! Curupira é o protetor das florestas, não é demônio! Isso tem nome, se chama intolerância religiosa e isso é crime!!!
— Ares Alex (@ArexAkira) October 18, 2021
Se fosse Jesus sendo visto como demônio canibal vocês estariam todos metendo p** em cima.
Vocês são criminosos! O que estão fazendo ao associarem a palavra Curupira ao demônio não é terror nacional.
— 🌹Pako🌹Jakutynga🌹 (@pakojakutynga) October 18, 2021
É terrorismo cultural contra os povos indígenas!
É um crime que só ajuda a perpetuar as piores ideias dos COLONIZADORES PORTUGUESES quase meio milênio depois!