Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Indonésia

Filhote de elefante de espécie em grave risco de extinção nasce na Indonésia

Filhote de elefante nasceu nesta segunda-feira, 4, no Parque Turístico Natural Buluh Cina, localizado na ilha de Sumatra

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 05/11/2024, às 10h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filhote de elefante-de-sumatra nasceu recentemente - Divulgação/X
Filhote de elefante-de-sumatra nasceu recentemente - Divulgação/X

Um filhote de elefante-de-sumatra, espécie em risco crítico de extinção, nasceu na Indonésia, trazendo um novo sinal de esperança para a conservação.

A pequena elefanta nasceu na segunda-feira no Parque Turístico Natural Buluh Cina, localizado na ilha de Sumatra, conforme informou Genman Suhefti Hasibuan, chefe do órgão de conservação local, em comunicado divulgado nesta terça-feira, 5.

Os elefantes-de-sumatra estão perigosamente próximos da extinção, com uma população mundial estimada entre 2.400 e 2.800, segundo o Fundo Mundial para a Natureza. A nova filhote, ainda sem nome, é filha de Ngatini, uma fêmea de 24 anos, e de Robin, um macho de 25 anos.

“A filhote pesa 104 quilos”, informou Genman, segundo informações da AFP. “Ela é saudável, animada e busca ativamente o leite materno.”

Nascimentos recentes

No final do ano passado, outros dois elefantes da mesma espécie nasceram no Parque Nacional Way Kambas, também em Sumatra. Esses nascimentos recentes foram celebrados pelas autoridades indonésias como um reflexo positivo dos esforços de preservação, que se mostram cruciais para evitar o desaparecimento desses animais ameaçados.

A população de elefantes-de-sumatra sofre com a caça furtiva, alimentada pela demanda por suas presas. A Indonésia enfrenta uma constante batalha contra crimes ambientais, incluindo casos de envenenamento de elefantes nos últimos anos. Além disso, o desmatamento intensivo tem reduzido consideravelmente o habitat natural desses animais, intensificando os riscos à espécie.