Uma ação em conjunto do governo mexicano e americano extraditou Ovidio Guzmán López, conhecido como “El Ratón”
Nesta sexta-feira, 15, Ovidio Guzmán López, que atende pelo apelido deEl Ratón, foi extraditado do México para os Estados Unidos. A notícia sobre a transferência do filho do narcotraficante “Chapo” foi divulgada por Merrick Garland, secretário de Justiça americano.
El Chapo foi preso e recebeu uma sentença de prisão perpétua nos Estados Unidos, deixando seus quatro filhos, conhecidos como “Los Chapitos”, no comando do cartel de Sinaloa.Washington os acusa de narcotráfico.
Como resultado da cooperação entre as forças de ordem do México e dos Estados Unidos, Ovidio Guzmán López, líder do cartel de Sinaloa, foi extraditado para os Estados Unidos”, disse Garland.
Conforme repercutido pelo UOL, a DEA, agência antidrogas dos Estados Unidos, enxerga o cartel de Sinaloa como o principal responsável na venda ilegal de fentanil. Esta droga é 50 vezes mais forte que a heroína e causou ao menos 109 mil mortes por overdose em 2022 no território americano, segundo estimativas do Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças.
Ovidio Guzmán, preso pela primeira vez em 17 de outubro de 2019, na cidade de Culiacán, foi solto após uma intervenção do presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador, sob a justificativa de que sua decisão evitaria um banho de sangue.
Em janeiro deste ano, El Ratón foi detido pela última vez em uma operação que trouxe 29 mortes, sendo elas 10 militares e 19 presumidos criminosos, quando integrantes do cartel de Sinaloa tentaram libertar seu chefe.