Catherine Martin colaborou com a estilista Miuccia Prada para fazer os figurinos de ‘Elvis’
O filme que conta a vida do Rei do Rock já está nas telonas de todo o país. Dirigido por Baz Luhrmann, que já esteve por trás de outras grandes produções como "Moulin Rouge" e "O Grande Gatsby". Lançado na última quinta-feira, 14, o longa é protagonizado por Austin Butler e mergulha na história da carreira deElvis Presley.
Um fato especial em ‘Elvis‘ são os looks que ajudaram a formar a icônica imagem do artista. Catherine Martin, esposa de Luhrmann, foi a responsável pela criação dos visuais. Ela já ganhou o Oscar por seu trabalho e nesse novo filme, contou com a colaboração da estilista Miuccia Prada.
Catherine comentou sobre o processo de construção do figurino para o filme, em entrevista à Vogue americana, via G1. "Rapidamente nos demos conta de que apenas reproduzir fielmente os figurinos não era suficiente, porque acabava tirando a alma da performance, simplesmente copiar as coisas sem levar em conta o físico do Austin e sua interpretação."
"Isso não quer dizer que não tentamos reproduzir as roupas da maneira mais fiel possível, mas elas tiveram alguns ajustes sutis”, explicou ela.
A figurinista comentou que o intuito era que ficasse claro de que o Elvis dos anos 50 era um rebelde e que explorava sua sexualidade. “Hoje, a gente tende a pensar no estilo de Elvis nos anos 50 como algo clássico e mais tradicional, então foi preciso entender as referências históricas, mas reinterpretá-las de uma forma que enfatizasse sua sexualidade”.
Ela também revelou algumas dificuldades, como fazer com que o visual do Elvis se mantivesse no estilo “oversized”, mas que fosse possível mostrar os movimentos por baixo do tecido. “Normalmente, um paletó tem dois botões e os homens abotoam apenas o botão de cima. Elvis abotoava apenas o de baixo, o que o deixava livre para fazer todos aqueles movimentos incríveis com os ombros”.
Catherine ainda contou que fizeram cerca de 36 macacões, sempre focando em sua masculinidade.
Quando comentou sobre a parceria com Miuccia Prada, ela citou o estilo de Priscilla Presley, vivida por Olivia DeJonge. "Foram mais de 9 mil figurinos para o elenco de apoio e figurantes, mais de 90 só para o Elvis e 25 para a Priscilla. Com os looks dela, nós queríamos que as pessoas entendêssemos o quanto ela é um ícone de estilo."
"Achamos que usar uma marca contemporânea para reinterpretar o passado seria uma ótima forma de atingir esse objetivo e a escolha natural foi a Prada e a Miu Mil”, revelou Catherine.