Mensagens em apoio aos iranianos que protestam depois da morte de Mahsa Amini foram autorizados pela Fifa
Slogans como "Mulheres, vida, liberdade" e fotos de Mahsa Amini — curda que foi morta por supostamente usar o hijab de maneira inadequada — foram autorizados pela Fifa, para serem usados em apoio aos manifestantes do Irã durante os jogos.
De acordo com um documento ao qual a AFP teve acesso nesta terça-feira, 29, depois de denúncias depositadas na plataforma do organizador da Copa deste ano, a Fifa, em resposta padrão, explicou quais são mensagens padrão para as quais concede autorização nos estádios do Qatar.
A Fifa autoriza mensagens que promovam os direitos humanos e a posição da Fifa é que 'Mulheres, Vida, Liberdade' ou o nome ou retrato de Mahsa Amini sejam autorizados nos estádios", explica o texto.
O recado repreende objetos com mensagens "políticas, ofensivas ou discriminatórias", além de proibir bandeiras de países não oficiais, "que podem ser consideradas uma mensagem política".
A morte de mais 300 pessoas foi relatada pelas autoridades iranianas depois que as manifestações resultantes da morte de Mahsa Amini iniciaram-se em 16 de setembro. A tensão no país refletiu também em seu vizinho Catar, provocando vários incidentes nas arquibancadas.
Os serviços de segurança do estádio Ahmad bin Ali confiscaram na sexta-feira, 25, a bandeira iraniana que continha as palavras emblemáticas da revolta "Mulheres, Vida, Liberdade".