Os restos foram revelados na ilha da Dinamarca
Na ilha da Zelândia, Dinamarca, escavações realizadas recentemente revelaram ferramentas de 12.000 anos que podem ter sido confeccionadas por Neandertais. A descoberta é inédita: a ilha fica a 48 quilômetros da costa do continente, indicando que os hominídeos teriam que ter navegado para chegar lá.
As escavações foram realizadas por arqueólogos de dois museus dinamarqueses, e revelaram pedras de sílex e cascas de mexilhões que teriam sido raspadas até se tornarem lâminas afiadas.
“Achei que não iríamos encontrar absolutamente nada, mas na verdade achamos algumas pedras que têm possíveis vestígios de terem sido trabalhadas humanamente, e isso por si só é incrível. Se descobrirmos que essas pedras foram trabalhadas por Neandertais, podemos reescrever a história dinamarquesa e ela terá repercussão em todo o mundo”, comentou Lasse Sørensen, o chefe de pesquisa do Museu Nacional Dinamarquês, segundo divulgado pelo DailyMail.
O especialista falou em reescrever a história dinamarquesa porque uma das implicações do achado é que os Neandertais teriam chegado ao país 80.000 anos antes do Homo sapiens colocar seus pés na Europa.
O próximo passo do estudo, para confirmar essa hipótese, incluirá uma análise mais aprofundada dos artefatos e do solo próximo de seus locais de encontro.