Datado entre 800 e 900 a.C., grupo de 453 objetos é uma das maiores descobertas do Reino Unido
Um grupo de 453 ferramentas foi encontrado em um canteiro de obras em Havering, leste de Londres. A descoberta, que data entre 800 e 900 a.C., pertence à Idade do Bronze e será exibido no Museu de Docklands, em Londres.
"Isso aumenta imensamente a nossa compreensão da vida na Idade do Bronze", afirmou o órgão público Historic England. Batizado de Havering Hoard, o grupo de artefatos é o terceiro maior já encontrado no Reino Unido, e fará parte de uma exposição no próximo ano. Para os arqueólogos, o local pode ter sido um antigo local de troca de arsenais.
"As descobertas já nos ensinaram muito sobre essa era distante, e análises contínuas com divulgação pública significam que muito mais pessoas se beneficiarão dessa janela para o passado, graças a este exemplo de arqueologia bem-sucedida", afirmou Duncan Wilson, executivo-chefe da Historic England.
Segundo Roy Stephenson, do Museu de Londres, "Estamos emocionados por poder exibir esta descoberta importante pela primeira vez como peça central de uma grande exposição. A descoberta também levanta questões sobre por que esse tesouro foi enterrado dessa maneira e por que nunca foi recuperado. Essas perguntas e outras serão investigadas na exposição".