O sítio arqueológico foi danificado sem pudor pelos Mac, que queriam transformar local em uma região para os cavalos pastarem
Uma família camponesa foi sentenciada por “damos irreparáveis” aos restos da antiga vila medieval de Withybrook, na Inglaterra, depois de terem destruído o patrimônio para abrirem espaço para os cavalos pastarem. Realizando obras desde 2015 na região, John, Elizabet e Heather Mac foram multados em mais de 150 mil libras pela instituição patrimonial do governo, a Historic England.
Segundo o Telegraph, a família colocou “uma faixa de 4 metros de largura” e instalou “um cano de água, valas e postes de portão", ignorando os avisos das autoridades e do conselho regional sobre a ilegalidade da ação.
O jornal enfatizou que a família "danificou e destruiu as obras de terras medievais registradas no local", incluindo uma estrutura de uma igreja restaurada em 1995. O secretário corporativo do Conselho Geral da Inglaterra, Andrew Wiseman, reiterou que a atitude gerou "a perda total de uma importante via medieval, e danos ao local de um edifício medieval".
“A família decidiu perturbar, danificar e destruir as características arqueológicas sem qualquer consentimento”, se queixou Wiseman. Um dos juízes responsáveis pelo caso afirmou que nenhum dos membros da família demonstrou remorso pelo erro, ou mesmo se prontificaram para qualquer reparação ao estrago produzido.
+Saiba mais sobre o período medieval:
Criação do Ocidente. A Religião e a Civilização Medieval, de Christopher Dawson (2016) - https://amzn.to/2pZf9sp
Dicionário Analítico do Ocidente Medieval - Volumes 1 e 2, de Jacques Le Goff (2017) - https://amzn.to/2L28iG4
A Idade Média: o Nascimento do Ocidente, Hilário Franco Jr., de Brasiliense (2001) - https://amzn.to/2R2fAgK
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.