Registro foi feito por um astrônomo amador do Japão, no dia 29 de agosto
Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 04/09/2023, às 11h04 - Atualizado às 11h11
Na última terça-feira, 29 de agosto, um astrônomo amador japonês flagrou um curioso brilho em Júpiter: considerando-se a escala do planeta, aquela era uma grande explosão. De acordo com estudiosos, o fenômeno foi causado pelo impacto de um pequeno corpo celeste, um cometa ou asteroide, no planeta.
De acordo com a Revista Galileu, o impacto ocorreu à 1h45 da madrugada, no horário do Japão — 13h45 no Brasil, do dia 28 de agosto. As imagens do ocorrido, por sua vez, foram compartilhadas no X, antigo Twitter, no mesmo dia pelo perfil MASA Planetary Log, pertencente a um entusiasta espacial amador.
Quando acordei de manhã e abri o Twitter, vi a informação de que havia sido observado um flash na superfície de Júpiter", relata o astrônomo amador à Space.com. "Naquela noite, ao conferir o vídeo do horário correspondente, vi um flash. Tive muita sorte de fotografar esse fenômeno quando ele aconteceu."
きのうのTLで知った木星の閃光、撮影したデータを確認してみたら写っていました。
— MASA Planetary Log (@MASA_06R) August 29, 2023
…声が出ました(^^;
日本時間2023年8月29日1:45、世界時28日16:45です。https://t.co/UYhnvAmA63https://t.co/Y7nCHtJq4kpic.twitter.com/g0FerdyoVg
Além do registro em vídeo, um perfil do X em parceria entre o projeto japonês Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey (OASES) e do sistema Planetary Observation Camera for Optical Transient Surveys (PONCOTS) criou, ainda, uma imagem em alta resolução do impacto, utilizando os registros dos astrônomos amadores. Confira:
8月29日1時45分(日本時間)に木星表面で発生した閃光について、多くの皆様から観測報告をいただきました。ご協力感謝いたします。
— 京都大学OASES/PONCOTSプロジェクト (@OASES_miyako) August 31, 2023
現時点までにアマチュア観測家の皆様からご提供いただいた動画データを使用して、閃光が発生した瞬間の木星の高解像度画像を作成しました。 pic.twitter.com/yHIp6VMUas
+ Espaçonave da NASA fotografa relâmpago em Júpiter
Um fato relevante sobre Júpiter é que, nos últimos anos, vem se mostrando bastante comum a ocorrência de impactos no gigante do Sistema Solar. Por exemplo, em outubro de 2021 foi avistado um flash na superfície do planeta, identificado como se tratando de uma "bola de fogo", sendo, na verdade, resultado da considerada maior colisão planetária do século no nosso conjunto planetário.
Além disso, em 2010 foi publicado um artigo desenvolvido por astrônomos profissionais e amadores que demonstrava que Júpiter era atingido por pequenos asteroides com uma frequência surpreendente:
É interessante notar que, embora a Terra seja atingida por um objeto de 10 metros a cada 10 anos, em média, parece que Júpiter é atingido por um objeto do mesmo tamanho algumas vezes por mês", comentou Don Yeomans, gerente do Escritório do Programa de Objetos Próximos à Terra do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em comunicado na época.