Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Titanic

Expedição ao Titanic 'chega com segurança' no local do naufrágio

Missão liderada pela RMS Titanic Inc., a primeira desde a tragédia com o Titan da OceanGate, fará um novo modelo em 3D do icônico naufrágio

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 17/07/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do navio RMS Titanic - Domínio Público
Registro do navio RMS Titanic - Domínio Público

Lançada na última sexta-feira, 12, a expedição da RMS Titanic Inc. aos destroços do lendário Titanic chegou "em segurança" ao local do naufrágio nesta terça-feira, 17, segundo relatado pela própria empresa — que detém os direitos exclusivos de salvamento da embarcação.

+ Titanic: Existem restos mortais junto aos destroços do naufrágio?

Primeira expedição feita ao local de descanso do icônico transatlântico desde a tragédia com o submersível Titan, no ano passado, a operação tem como objetivo realizar os registros fotográficos mais detalhados sobre o gigante que afundou em 1912. 

Para isso, uma equipe especializada em filmagem, historiadores e cientistas enviaram dois veículos operados remotamente (ROVs) — portanto, não há tripulação — para ficarem logo acima dos destroços, que estão a 3.800 metros de profundidade em Newfoundland, no Canadá, no Oceano Atlântico Norte. 

Segundo relatado pelo The Independent, a RMS Titanic Inc. também planeja recuperar alguns objetos do naufrágio, como o sistema de telegrafia Marconi, que utilizava código Morse para enviar e receber mensagens através de ondas de rádio, essencial para o resgate da tripulação que estava em botes salva-vidas. 

Chegada ao Titanic

Vale ressaltar que a última visita da RMS Titanic Inc. aconteceu em 2010, portanto, a missão de reconhecimento será essencial para termos uma visão mais atual do naufrágio — visto que a deterioração do tempo já deve ter deixado o modelo 3D, usado atualmente, ultrapassado.

Temos o prazer de anunciar que a Titanic Expedition 2024 chegou em segurança, quatro quilômetros acima do local de descanso final do Titanic", divulgou a empresa em um post no X, antigo Twitter. 

"O [navio] Dino Chouest entrou nas coordenadas do Titanic hoje por volta das 19h30, horário local. Os líderes da expedição relatam que todo o pessoal está bem. Nossos estudos de mapeamento e imagem começarão imediatamente", continuaram.

A expectativa é que a missão dure em torno de 20 dias. Onde também serão feitas homenagens às vítimas do naufrágio de 1912 e aos tripulantes mortos da OceanGate.