No dia 7 de dezembro de 1941, a base de Pearl Harbor foi atacada pelas forças japonesas
Os Estados Unidos lembraram, nesta terça-feira, 7, o aniversário de oitenta anos do ataque promovido pelas forças japonesas à base naval de Pearl Harbor, no Havaí, no contexto da Segunda Guerra Mundial.
De acordo com historiadores, os americanos não se atentaram, naquele histórico dia 7 de dezembro de 1941, que poderiam ser atacados pelo Japão, uma vez que estavam concentrados nos conflitos na Europa.
Segundo informou a agência de notícias Reuters, houve 2.390 baixas ao todo na data. Por esse motivo, os EUA declararam guerra ao Japão no dia seguinte.
O comandante da Marinha dos EUA, Jason Adams, relembrou hoje que, na manhã do bombardeio, uma cerimônia foi realizada em homenagem às 58 pessoas que morreram a bordo do navio de guerra USS Utah, o primeiro a ser atingido.
"Na manhã de 7 de dezembro de 1941, nos primeiros minutos do ataque a Pearl Harbor, o Utah foi atingido por dois torpedos que causaram uma inundação grave", declarou Adams.
"O chefe Tomich ficou na sala das máquinas, mantendo as caldeiras tão estáveis quanto possível para que os marinheiros pudessem sair do navio. O Utah naufragou matando 58 homens em 12 minutos", disse o comandante, referindo-se a Peter Tomich, uma das vítimas do ataque.
Também o presidente Joe Biden relembrou a data por meio de uma publicação em suas redes sociais.
"Ao celebrarmos o Dia Nacional em Memória de Pearl Harbor, honramos os patriotas que morreram, comemoramos o valor de todos aqueles que defenderam nossa nação e renovamos o compromisso de levar adiante a paz e a reconciliação que trouxeram um futuro melhor para nosso mundo", escreveu o presidente.
As we mark National Pearl Harbor Remembrance Day, we honor the patriots who perished, commemorate the valor of all those who defended our nation, and recommit ourselves to carrying forth the ensuing peace and reconciliation that brought a better future for our world. pic.twitter.com/I12XoYnwCK
— President Biden (@POTUS) December 7, 2021