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Notícias / Estados Unidos

EUA reconhecem mortes de crianças indígenas em internatos do governo

Por décadas, o governo americano se esforçou para isolar crianças nativas americanas de suas famílias em internatos administrados pelo Estado

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 02/08/2024, às 19h39 - Atualizado às 20h26

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Turma da escola de Genoa Indian Industrial School em Genoa, Nebraska, em 1910 - Divulgação/Arquivos Nacionais dos Estados Unidos
Turma da escola de Genoa Indian Industrial School em Genoa, Nebraska, em 1910 - Divulgação/Arquivos Nacionais dos Estados Unidos

Na terça-feira, 30, o Departamento do Interior dos Estados Unidos informou no relatório “Federal Indian Boarding Schools Initiative” que ao menos 973 crianças indígenas americanas morreram entre 1871 e 1969 em internatos administrados ou financiados pelo Governo dos EUA. 

O documento aponta a existência de pelo menos 74 locais de sepultamento, tanto demarcados quanto não demarcados, em 65 escolas.

Além disso, estima-se que Washington tenha investido mais de US$ 23,3 bilhões no sistema federal de internatos para indígenas americanos, além de "outras instituições semelhantes e políticas de assimilação associadas".  

“O Governo Federal - facilitado pelo Departamento que eu lidero - tomou medidas deliberadas e estratégicas por meio de políticas federais de internatos indígenas para isolar as crianças de suas famílias, negar-lhes sua identidade e roubar-lhes os idiomas, as culturas e as conexões fundamentais para os povos indígenas. Essas políticas causaram traumas duradouros nas comunidades indígenas que o governo Biden-Harris está trabalhando incansavelmente para reparar”, admitiu Deb Haaland, Secretária do Interior dos EUA.

Reconhecimento

Bryan Newland, subsecretário de Assuntos Indígenas, afirmou que, pela primeira vez na história do país, Washington está sendo responsabilizada por seu envolvimento na administração dos internatos, conforme repercutido pela RT Brasil. 

"Devemos usar todos os nossos recursos para fortalecer o que eles não puderam destruir. É fundamental que esse trabalho perdure e que os Governos Federal, Estadual e Tribal se baseiem no importante trabalho realizado no âmbito da Iniciativa [Federal Indian Boarding Schools].", afirmou Newland.