Estudo subaquático realizado ao redor da ilha grega de Kasos identificou dez naufrágios, que vão desde a pré-história até a Segunda Guerra, além de vários outros artefatos
Um estudo de quatro anos realizado na área marinha ao redor da ilha de Kasos, na Grécia, identificou dez naufrágios e numerosos achados subaquáticos, datados de diferentes períodos da história, que vão desde a pré-história até a Segunda Guerra Mundial.
Conduzido pela Fundação Nacional de Pesquisa em colaboração com o Ministério da Cultura da Grécia, o projeto de pesquisa teve início em 2019 e terminou no fim de 2023. Segundo o Heritage Daily, o mais antigo dos achados data de cerca de 3.000 a.C., sendo da pré-história, e o mais recente é da Segunda Guerra Mundial; também há naufrágios relativos aos períodos helenístico, romano, bizantino, medieval e otomano.
+ Cabeça de estátua de Hércules descoberta em naufrágio de 2 mil anos na Grécia
Em comunicado de imprensa, divulgado também na página do Facebook do Ministério da Cultura da Grécia, é descrito que os mergulhadores realizaram as investigações a profundidades de 20 a 47 metros, e, ao todo, dez naufrágios foram identificados. Suas cargas, por sua vez, eram provenientes de regiões como a Espanha, Itália, África e costas da Ásia Menor.
Em meio aos naufrágios, também foram encontrados uma âncora de pedra do período arcaico (época histórica da Grécia Antiga compreendida entre 800 a.C. e 500 a.C.), além de âncoras, recipientes para beber e frascos de terra sigillata do período romano.