Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Estruturas são descobertas em túnel 'maçom' na Polônia

Misterioso túnel medieval descoberto na Polônia também pertenceu a antigo membro da maçonaria, e pode ter servido para cerimônias e rituais; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 19/08/2024, às 12h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estrutura descoberta em antigo túnel na Polônia - Reprodução/Facebook/Stołeczny Konserwator Zabytków
Estrutura descoberta em antigo túnel na Polônia - Reprodução/Facebook/Stołeczny Konserwator Zabytków

Durante escavações no distrito de Mokotów, em Varsóvia, na Polônia, arqueólogos encontraram recentemente parte de um misterioso sistema de túneis no parque de Gucin Gaj. No passado, a área pertenceu à propriedade Wilanów, uma das residências filiais do Palácio Real Wilanów.

Segundo o Heritage Daily, na área noroeste de Gucin Gaj, encontra-se um sistema de túneis em forma de U, com uma abóbada como berço, que se estende por cerca de 65 metros.

Uma curiosidade relevante é que, no início do século 19, o túnel e a área ao redor foram comprados por Stanisław Kostka Potocki, um nobre e ministro polonês, que também se destacou como um proeminente membro da maçonaria, conquistando inclusive o título de Grão-Mestre do Grande Oriente Nacional da Polônia.

Por isso, havia desde séculos atrás rumores de que aquele túnel teria servido como um local secreto para encontros, cerimônias e rituais maçônicos. No entanto, nenhuma fonte contemporânea ou relato escrito confirma essa história.

+ Como a maçonaria trabalhou nos bastidores políticos que resultaram na queda do Império

Descoberta

Drante escavações conduzidas pelo Instituto de Arqueologia da Universidade Cardeal Stefan Wyszyński, em colaboração com o Gabinete do Conservador de Monumentos de Varsóvia, em uma área que cobria a entrada do túnel e parte do corredor interno, pesquisadores descobriram uma série de estruturas referentes ao antigo túnel maçom polonês.

Após a remoção de material acumulado, foram encontrados muros do século 19 que formavam a entrada da propriedade de Stanislaw, além de um muro de tijolos ainda mais antigos, datados de cerca do século 17. Ali também havia algumas moedas da mesma época, além de alguns objetos do período medieval, que ajudam a estabelecer a linha do tempo histórica do túnel.

Segundo um relatório do Gabinete do Conservador de Monumentos de Varsóvia, os elementos arquitetônicos do século 17 provavelmente pertenceram, no passado, a uma cisterna ou um depósito de gelo, onde água era coletada e armazenada para abastecer o Palácio Wilanów, localizado a alguns quilômetros de distância, repercute o Science in Poland.