A descoberta levou a equipe de arqueologia a se instalar no local em busca de maiores conclusões a respeito dos rituais funerários
Obras em um desvio da rodovia M-4 Don para o oeste ocidental de Krasnodar revelaram um túmulo de um antigo guerreiro sármata com características da Idade do Ferro. Ao convocar arqueólogos para a análise, foi possível concluir que o antigo combatente ocupava uma alta posição na comunidade.
Com idade estabelecida entre os 40 anos no momento da morte, o ocupante da sepultura era um homem e estava coberto de itens em materiais preciosos, como uma cobertura de bronze, além de diversas flechas e lanças de ferro ao lado de seu esqueleto. O cadáver vestia uma capa de feltro, que se manteve preservada ao longo de séculos, e faixas nos joelhos e tornozelos.
Junto dos itens, diversos artefatos funerários foram encontrados nas câmaras, desde potes de barros em excelentes estados de conservação até ossos animais, no que os pesquisadores acreditam ser oferendas de alimentos depositados para os mortos. O motivo do ritual, no entanto, não foi identificado.
Além do recolhimento do corpo do guerreiro, a equipe de arqueologia se instalou no local e realizará buscas até o final de junho na área, buscando outros túmulos. No local, outras nove câmaras funerárias foram identificadas, porém, apenas duas não foram saqueadas.