O sítio arqueológico datado da Idade do Bronze foi descoberto há décadas, mas havia permanecido abandonado desde então; confira!
Uma missão arqueológica em uma antiga base militar britânica situada em Chipre (país do Oriente Médio) revelou uma série de descobertas impressionantes que haviam ficado esquecidas por décadas.
Segundo repercutido pelo portal Heritage Daily, a existência do sítio arqueológico foi documentada ainda na década de 60, porém só recentemente ele foi de fato explorado — o que foi feito por um time de arqueólogos da Universidade de Leicester.
Os pesquisadores encontraram 5 edifícios históricos, algumas pedreiras e, o que mais chamou sua atenção: várias tumbas antigas que remontavam a diversos momentos da Idade do Bronze, como o período helenístico, o bizantino e o romano.
Para encontrar as ruínas, o time empregou o Sistema de Informação Geográfica (GIS), uma tecnologia destinada ao levantamento de vestígios arqueológicos em uma determinada região.
Nosso GIS e métodos de pesquisa funcionaram bem quando usados para uma pesquisa semelhante da península de Akrotiri em 2019. Muitos dos locais que planejávamos pesquisar foram os últimos visitados há mais de 20 anos e, em muitos casos, foram relatados como não existindo mais ou sendo impossíveis de reencontrar", explicou Matt Beamish, o líder da pesquisa.
Outro detalhe é que uma parte considerável do sítio arqueológico não estava em bom estado de conservação, tendo sido, por exemplo, vitimada por saques.