Kasparov, que ficou conhecido por ser o campeão mundial de xadrez mais jovem da história, é um crítico proeminente do governo russo
A Rosfinmonitoring, agência de monitoramento financeiro da Rússia, adicionou o ex-campeão mundial de xadrez Garry Kasparov à lista de "terroristas e extremistas" do país, informou a agência de notícias estatal russa RIA nesta quarta-feira, 6. Kasparov é um crítico proeminente do governo russo.
A inclusão na lista implica em restrições às transações bancárias dos indivíduos listados, obrigando-os a obter aprovação sempre que desejarem usar suas contas. Com 60 anos hoje, Kasparov fugiu da Rússia em 2014 devido ao temor de perseguição.
Em 2022, o Ministério da Justiça da Rússia incluiu Kasparov e o ex-magnata do petróleoMikhail Khodorkovsky em sua lista de "agentes estrangeiros", sujeitando-os a uma burocracia rigorosa, incluindo relatórios financeiros, segundo o portal G1.
Em 1985, aos 22 anos, Kasparov tornou-se o campeão mundial de xadrez mais jovem da história, um recorde que permanece inigualado até hoje. Naquele ano, ele derrotou outro famoso enxadrista russo, Anatoly Karpov. Kasparov e Karpov dominaram o cenário do xadrez nos anos 1980, enfrentando-se diversas vezes até 1990.