Filme contará história de Emmet Till, garoto de 14 anos assassinado após falsa denúncia de assédio
Emmett Till, garoto negro de 14 anos, foi espancado e linchado por homens brancos em 1955, no Mississippi, após ter sido acusado falsamente de assédio.
O garoto, que era de Chicago, visitava parentes no Mississippi, quando foi acusado falsamente de ter assobiado e tentado agarrar pelas mãos e cintura uma mulher branca, Carolyn Bryant Donham,21, em uma mercearia.
Após a denúncia da mulher, Emmett Till foi sequestrado da casa de um parente, espancado, mutilado e depois baleado. O marido Roy Bryant e o meio-irmão da mulher, JW Milam, confessaram terem matado o garoto.
Como relatado pela revista People, os assassinos foram levados à julgamento, mas foram absolvidos após uma hora de deliberações, em setembro do mesmo ano, por um júri composto somente por pessoas brancas.
Carolyn Bryant Donham, confessou em 2007, para o livro "The Blood of Emmett Till" (O sangue de Emmett Till, em tradução livre), que o garoto nunca a assediou verbal ou fisicamente.
O assassinato de Emmett Till, tornou-se importante para o desenvolvimento do movimento pelos os direitos civis, a partir dali. Mamie Till-Mobley, mãe do garoto, insistiu em um funeral com o caixão aberto: "eu queria que o mundo visse o que eles fizeram com meu filho", disse.
Como informa o Entertainment Weekly, Chinonye Chukwu, diretora do longa "Till", que contará a história do garoto, disse em coletiva de imprensa, que a intensão é retratar a relação do garoto com sua mãe, além de focar na vida do garoto, antes do que aconteceria com ele. "Que nós vejamos, sintamos e ouçamos [Emmett] ser um menino antes do que inevitavelmente aconteceria com ele", disse.
Além disso, explicou que tomou cuidado para não "traumatizar novamente o público ou a mim mesmo". Mamie, é interpretada por Danielle Deadwyler e no trailer, declara à uma multidão a importância do caso para os movimentos pelos direitos civis.
O linchamento do meu filho me mostrou que o que acontece com qualquer um de nós em qualquer lugar do mundo é melhor que seja da conta de todos nós", diz.
O garoto Emmett Till, é interpretado pelo ator Jalyn Hall. O longa busca retratar a luta incansável de Mamie na justiça, após o assassinato de seu filho.
++O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.