Foguete Spectrum perdeu altitude cerca de 30 segundos após o lançamento, caindo de forma controlada no mar; veja a filmagem!
Um foguete orbital da start-up alemã Isar Aerospace caiu e explodiu poucos segundos após decolar de uma base espacial na Noruega, no domingo, 30 de março.
Apesar do incidente, a empresa classificou o lançamento como “um sucesso”, destacando que o principal objetivo era coletar o máximo de dados possível.
O foguete Spectrum perdeu altitude cerca de 30 segundos após o lançamento, caindo de forma controlada no mar, conforme informou a empresa em comunicado oficial. Veja a seguir:
Another view of the final moments of Spectrum Flight 1.
— Andrew Parsonson (@AndrewParsonson) March 30, 2025
Credit: Andøya Spaceport and Montevideo Tromsø pic.twitter.com/ztZNPtnlEO
O CEO da Isar Aerospace, Daniel Metzler, afirmou à imprensa local que o teste atendeu às expectativas da equipe:
Tivemos uma decolagem limpa, 30 segundos de voo e conseguimos validar nosso Sistema de Término de Voo. Demonstramos que não apenas projetamos e construímos, mas também conseguimos lançar foguetes”, declarou.
A empresa também comemorou os avanços obtidos com o teste. “Com este voo, conseguimos reunir dados valiosos e experiência essencial para futuras missões”, publicou no X (antigo Twitter).
With this test flight, we were able to successfully gather valuable data and experience for future missions. Thanks to strict safety procedures from both Isar Aerospace and Andøya Spaceport, all personnel remained safe at all times. pic.twitter.com/pK1Mxuhuzm
— Isar Aerospace (@isaraerospace) March 30, 2025
O lançamento do Spectrum marcou a primeira tentativa desse tipo de teste realizada em solo europeu. Fundada em 2018, a Isar Aerospace surge como uma possível resposta da Europa aos programas espaciais das gigantes americanas SpaceX, de Elon Musk, e Blue Origin, de Jeff Bezos.
O CEO da empresa, Daniel Metzler, destacou em declaração que permitir o lançamento de foguetes a partir de uma base espacial europeia representa um avanço significativo para o continente, classificando essa capacidade como um “grande ponto cego da arquitetura de segurança da Europa”.
Em comunicado, Josef Aschbacher, diretor-geral da Agência Espacial Europeia (ESA), elogiou o feito da empresa alemã e demonstrou entusiasmo pelo próximo teste.
“Um voo de teste serve exatamente para isso: reunir dados, aprender e evoluir. O que a Isar Aerospace conquistou hoje é impressionante e proporcionará muitas informações para análise. Aplaudo a equipe por chegar tão longe e estou confiante de que veremos um segundo teste do Spectrum em breve”, afirmou.
Os foguetes orbitais, como o Spectrum, são projetados para transportar cargas até a órbita terrestre, incluindo satélites. Com 28 metros de comprimento e 2 metros de diâmetro, o veículo é capaz de levar entre 700 e 1.000 kg ao espaço.