Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Em evento histórico, papa Francisco visita complexo prisional na Itália

Pela primeira vez na história, pontífice abriu "Porta Santa" na prisão de Rebibbia, um dos maiores complexos prisionais da Itália; entenda!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 26/12/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco - Getty Images
Papa Francisco - Getty Images

Nesta quinta-feira, 26, o papa Francisco fez uma visita com grande importância histórica na prisão de Rebibbia, um dos maiores complexos prisionais da Itália. Lá, ele abriu uma "Porta Santa" especial para o Ano Santo Católico de 2025, o que é, segundo o Vaticano, a primeira ação desse tipo já feita por um pontífice católico.

Na ocasião, Francisco falou para centenas de presos, guardas e funcionários da prisão, localizada nos arredores de Roma, onde queria abrir a porta, parte da capela do local:

Em momentos ruins, todos nós podemos pensar que tudo acabou", disse o papa Francisco. "Não percam a esperança. Esta é a mensagem que eu queria dar a vocês. Não percam a esperança".

Jubileu

Conforme explica a CNN Brasil, o papa Francisco abriu recentemente o Santo Ano Católico — também conhecido como Jubileu — na última terça-feira, 24. O Jubileu, vale mencionar, é considerado um período de paz, perdão e indulto, sendo este de 2025 dedicado ao tema da esperança. Ele ocorrerá até o dia 6 de janeiro de 2026.

Vale mencionar que os chamados Anos Santos ocorrem a cada 25 anos, envolvendo a abertura de quatro "Portas Santas" especiais em Roma, que simbolizam portas da salvação para os católicos. Essas portas, por sua vez, se encontram nas basílicas papais de Roma, e são abertas apenas nos anos do Jubileu.

+ 'Se erguemos muros, ficamos presos', diz papa em relação à discriminação contra pobres

Em nota, o Vaticano destacou que a abertura da "Porta Santa" na prisão de Rebibbia foi a primeira vez que uma porta do tipo foi aberta por um papa em uma prisão. Esta tradição começou em 1300, com o papa Bonifácio VIII.