Rainha britânica alcançou o posto nesta segunda-feira, 13, ficando atrás apenas de um rei francês
A rainha Elizabeth II agora é a segunda monarca há mais tempo no trono ao longo de toda a história, completando 70 anos e 127 dias de reinado nesta segunda-feira, 13, e ultrapassando em um dia o rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej, que morreu em 2016.
Ao ocupar o segundo lugar a partir de hoje, a soberana britânica está atrás somente de Luís XIV da França, que se tornou rei aos quatro anos de idade e ficou 72 anos e 110 dias no trono, desde 1643 até 1715.
Segundo o jornal O Globo, o monarca ainda permanece na primeira posição, embora tenha começado seu reinado oficialmente apenas aos 20 anos, em 1661, anos depois de ser declarado rei.
Já Elizabeth subiu ao trono aos 25 anos, depois da morte do pai em 6 de fevereiro de 1952, com uma cerimônia de coroação acontecendo em junho do ano seguinte.
Alcançando tamanha marca mundialmente, a rainha já havia se tornado a monarca britânica de mais longo reinado no Reino Unido ao superar sua tataravó, a rainha Vitória, em setembro de 2015.
Agora, a soberana comemora um novo recorde pouco após as celebrações do Jubileu de Platina, que festejam os 70 anos da rainha no trono e aconteceram no primeiro final de semana de junho.
Em uma carta destinada aos britânicos, a rainha escreveu que ficou "honrada e profundamente tocada" com as pessoas que a prestigiaram no evento. "Continuo empenhada em servi-los da melhor maneira possível, apoiada pela minha família”, completou.