A postagem foi nas redes sociais da professora que será investigada após o caso
A professoraLorena Santos, de 28 anos, do Centro de Ensino Fundamental Zilda Arns, será investigada depois que ela, segundo apurou o portal de notícias UOL, fez uma publicação em suas redes sociais onde incluía uma alusão a um massacre na escola. Após a polêmica envolvendo a publicação, a mesma foi excluída.
A professora Lorena teria postado em sua rede social uma foto com a legenda: "Look de hoje: especial massacre". Além disso, em outro trecho do texto que acompanhava a imagem dizia: "se eu morrer hoje, estarei belíssima, pelo menos."
Professora da rede pública do DF posta “look especial massacre”: “Morrer belíssima” White lixo problems! Pessoas doentes 🤮 pic.twitter.com/yQbE93OF7W
— Wanderson Dutch (@wandersondutch) April 20, 2023
Depois da repercussão da publicação, a conduta de Lorena será apurada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Além disso, em uma nota divulgada pela pasta, o órgão diz repudiar "qualquer tipo de postagem que ressalte a violência" e completou destacando "o compromisso e empenho na busca pela cultura de paz no ambiente escolar."
A professora disse ao portal Metrópoles que exressou “posição perante as ameaças, de forma irônica”. “Somos tão vulneráveis e parecemos piadas perante o Estado. Mas já retirei a imagem. Não foi a intenção gerar polêmica”, disse ela. O veículo também divulgou uma carta escrita pela professora para a comunidade escolar. Ela se desculpa pelo episódio.
"Carta à comunidade Zilda,
Fiz uma escolha equivocada essa manhã ao me posicionar em uma rede social que fazia alusão às ameaças de violências que as escolas vêm sofrendo nos últimos tempos. O teor irônico que infelizmente pretendi dar no post não caberia e mascarou uma apreensão com esses fatos, sentimento esse que tenho tentado lidar da forma como a escola e as autoridades têm orientado. Mas ignorar que também compartilho dessa apreensão que vejo nos meus estudantes não é tarefa fácil, há um medo velado também em mim. Diante da situação e reconhecendo a minha responsabilidade enquanto professora, foi infeliz a minha postagem.
Nada a justifica e por isso peço perdão pela falta de postura e delicadeza que esse momento exigia. Retirei o post, me sinto muito mal diante disso e me coloco à disposição para esclarecimento junto às autoridades competentes. Me senti vulnerável perante a situação e a forma infeliz de lidar foi essa.
Perdão, novamente.
Prof.ª Lorena
CEF Drª. Zilda Arns"
Além dessa postagem, outra foto foi publicada no perfil da professora que abordou sobre o assunto na sala de aula. Nesta outra publicação, Lorena mostra a lousa do local com uma tarefa onde solicitava para os estudantes escreverem para alguém uma carta contando como se sentem com relação aos acontecimentos violentos que vem acontecendo recentemente em escolas.