Longa de 2003, 'O Homem que Copiava', tem uma cópia de território indiano
Jorge Furtado, renomado diretor brasileiro que além de dirigir, roteirizou 'O homem que copiava' — longa nacional de 2003 — se deparou com um plágio do filme lançado na Índia. De acordo com o fundador da Casa de Porto Alegre, a cópia só não é idêntica por ter "uns musicais no meio"
Diretor de outras memoráveis produções como 'Saneamento Básico' e 'Ilha das Flores', Jorge Furtado deparou-se com 'Currency', filme indiano lançado em 2009, sob direção de Swathi Bhaskar.
Não é inspirado nem nada, eles copiaram o roteiro. Não é tudo igual, porque tem uns musicais no meio, como todo filme indiano tem", disse Furtado em entrevista ao g1.
Segundo a fonte, apesar de indiana, a obra está no idioma malaio. Aqui em território brasileiro, em sua versão original, o filme é estrelado por Lázaro Ramos, que interpreta André, um operador de máquina fotocopiadora.
Na história, André passa a falsificar dinheiro a fim de comprar um vestido para Silvia, por quem se apaixonou. Além de Lázaro, o rico elenco é formado por Leandra Leal, Luana Piovani, Pedro Cardoso, Júlio Andrade e Carlos Cunha.
Em sua rede social, o diretor de 'Currency', afirmou não conhecer a produção brasileira. 'O homem que copiava' chegou até mesmo a ganhar prêmios em Portugal e Cuba.
não conheço o filme de que você está falando. Deixe-me tentar assistir ao filme brasileiro e te aviso. Obrigado".
Para Furtado, essa versão indiana possui um roteiro "um pouco mais careta" que o original. Ele chegou a compartilhar o link da cópia, com um comentário irônico: "Baixar filmes sem autorização é crime, mas acho que eles não vão me processar."
Jorge Furtado encontrou o filme indiano após pesquisar no Internet Movie Database (IMDb), um fórum virtual de cinema. Nas redes, ele explicou que depois de receber um prêmio em 2003, ele foi procurado por produtores indianos da mesma região onde 'Currency' foi filmado.
Desde então produtores indianos fizeram propostas para comprar o roteiro e refilmar a história na Índia. Como nós nunca chegamos a um acordo (a oferta de grana era ridícula) eles desistiram de comprar o roteiro, mas não de fazer o filme. E fizeram, roubando o roteiro", escreveu.
O gaúcho contou que a cópia foi achada na internet por um amigo. Ele até mesmo aproveitou para mostrar ao elenco original, quais são suas "versões de Bollywood".
'O homem que copiava' foi mesmo copiado e Furtado revelou que pretende processar o diretor indiano.
Fiquei mais pensando em sacanear, pegar o filme deles e dublar", comentou em tom de brincadeira.