Pelé terá cerimônia de despedida aberta ao público nos gramados da Vila Belmiro, estádio do Santos FC
Falecido na tarde desta quinta-feira, 29, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, terá uma cerimônia de despedida aberta ao público na Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube. Como uma espécie de operação, os preparativos da despedida do rei do futebol já estavam sendo planejado nos bastidores para quando acontecesse o falecimento do ex-jogador.
O craque estava internado desde o fim de novembro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para uma reavaliação de terapia quimioterápica para tumor de cólon e para o tratamento de uma infecção respiratória, conforme apurou o G1.
Mas, nos últimos dias, o quadro clínico de Pelé agravou-se, e na quarta-feira, 21,o boletim médico que o hospital divulgou dizia que o ex-jogador havia apresentado uma progressão do câncer e que ele necessitava de "maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca".
A partir desse agravamento na saúde de Pelé, na última quinta-feira, 22, foi iniciado o contato entre a família do rei do futebol, o Santos FC e a Prefeitura de Santos, litoral sul de São Paulo. Com isso, tanto a prefeitura quanto a equipe do clube já ficaram em alerta para o início dos protocolos.
Na sexta-feira, 23, logo depois do protocolo já ter sido iniciado, uma movimentação começou no clube, com a chegada de equipamentos para a montagem da estrutura da despedida de Pelé.
A princípio, o rei do futebol será velado durante um dia e meio, no gramado do estádio da Vila Belmiro, em Santos, local onde Pelé iniciou sua carreira.
A estrutura para a despedida de Pelé já está montada, e após o corpo ser velado no estádio, deverá sair em cortejo por algumas ruas de Santos. Passará também em frente a casa da mãe do ex-jogador, Celeste Arantes.
Após toda essa cerimônia, o corpo de Pelé será levado para o Memorial Necrópole Ecumênica, o maior cemitério vertical do mundo.