Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Descoberta em ilha do Pacífico pode redefinir história da migração humana para o Pacífico

Pesquisa recente liderada pelo arqueólogo Dylan Gaffney revelou novas informações sobre a migração dos Homo sapiens para o Pacífico

Redação Publicado em 11/09/2024, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estênceis de mãos de origem desconhecida encontrados nas Ilhas Raja Ampat - Divulgação/Tristan Russell/CC BY-SA
Estênceis de mãos de origem desconhecida encontrados nas Ilhas Raja Ampat - Divulgação/Tristan Russell/CC BY-SA

Uma pesquisa recente liderada pelo arqueólogo Dylan Gaffney, da Universidade de Oxford, revelou novas informações sobre a migração dos Homo sapiens para o Pacífico.

Publicado na revista Antiquity, o estudo destaca descobertas na Ilha Waigeo, no arquipélago de Raja Ampat, Indonésia, que indicam uma presença humana na região muito mais antiga do que se pensava.

Escavações

A investigação se concentrou na caverna Mololo, localizada a 15 km da costa da Ilha Waigeo. As escavações revelaram camadas de ocupação datadas de cerca de 55 mil anos atrás, segundo um artigo publicado no portal The Conversation.

O achado mais notável foi um artefato feito de resina de árvore, o primeiro encontrado fora da África. Esta resina, usada possivelmente como combustível para fogueiras, demonstra técnicas avançadas de processamento pelos humanos da época.

resina
Um exemplo moderno de resina de árvore das Ilhas Raja Ampat utilizada para acender fogo / Crédito: Divulgação/Dylan Gaffney

Além disso, o artigo aponta que os restos de ossos encontrados fornecem insights sobre a dieta dos antigos habitantes, que incluía aves, marsupiais e morcegos, sugerindo uma adaptação eficaz à floresta tropical.

Migração

O estudo oferece novas perspectivas sobre as rotas migratórias para o Pacífico. As evidências na Ilha Waigeo apoiam a teoria de que os primeiros humanos seguiram uma rota ao norte, através das Ilhas Raja Ampat para a Papua Ocidental, antes de se deslocarem para a Austrália.

Essa nova informação sugere que o vínculo entre a Papua Ocidental e a Austrália pode ser mais antigo do que se acreditava anteriormente. 

migração
Duas possíveis rotas marítimas da Ásia para a região do Pacífico: uma rota ao norte ao longo do equador até Raja Ampat e uma rota ao sul via Timor até a Austrália / Crédito: Divulgação/Dylan Gaffney