Confira livros sobre crimes que escandalizaram a sociedade
Por volta da década de 1970 o termo 'serial killer' começou a ser usado pelo agente do FBI Robert K. Ressler. De acordo com um artigo publicado por Michel Wilian Bergamasco, pela UFSCAR, antes do termo se popularizar, assassinos em série eram chamados de 'stranger killer', isto é, 'assassino desconhecido', em tradução livre.
Embora o termo tenha sido criado relativamente recentemente, serial killers sempre existiram ao longo da história. Muitos deles tiveram suas vidas e crimes representados em filmes, séries e livros.
Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 6 obras sobre assassinos em série que escandalizaram a sociedade.
Confira abaixo.
1. Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/2HDzAnx
Quando Ann Rule, repórter investigativa, conheceu Ted Bundy em um centro de atendimento de prevenção ao suicídio, ela não poderia imaginar que estava conhecendo um dos serial killers mais procurados da História. Ann estava cobrindo um caso de misteriosos assassinatos de mulheres na cidade e se deparou com uma inesperada reviravolta: Ted, o homem extremamente carismático e charmoso que trabalhava ao seu lado, confessou ter matado ao menos 36 mulheres nos Estados Unidos em 1970. Acompanhe, nesta obra, um equilíbrio entre sua vivência pessoal e a intimidade de Ted Bundy.
2. BTK Profile: Máscara da Maldade, de Roy Wenzl, Tim Potter, L. Kelly e Hurst Laviana (2019) - https://amzn.to/33ldhdV
Durante 30 anos, um serial killer aterrorizou a cidade de Wichita, no Kansas. Sua máscara de plástico com os lábios, cílios e sobrancelhas pintados tornou-se um símbolo do criminoso, conhecido como BTK — sigla para os termos em inglês bind, torture e kill (amarrar, torturar e matar) — e que usava a imprensa para divulgar seus crimes.
O que ninguém imaginava era que o assassino seria Dennis Rader, um vizinho extremamente amigável e respeitado pela igreja local. Conheça, nesta obra, uma narrativa íntima e completa do caso, contado em primeira mão por pessoas que estavam presentes na época, além de documentos e evidências.
3. Lady Killers: Assassinas em Série, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3mmJ6dK
Muito sabemos, ao longo dos anos, sobre homens que se tornaram serial killers. No entanto, nesta obra, a autora Tori Telfer reúne um dossiê completo de mulheres assassinas em série e seus terríveis crimes. No total, são 14 mulheres que, por trás de estereótipos como “vovó gentil” e “mãe carinhosa”, escondiam um apetite para a destruição e diversas atrocidades cometidas.
4. A sangue frio, de Truman Capote (2003) - https://amzn.to/366mnx5
Em 1959, o assassinato da família Clutter, no Kansas, chocou a pequena cidade e tomou conta de todos os jornais dos Estados Unidos. Os assassinos, Perry Smith e Dick Hickock, planejaram o crime acreditando que se apropriariam de uma fortuna — mas saíram da casa apenas com um rádio, um par de binóculos e 40 dólares. Ao ler sobre o caso no New York Times, o escritor Truman Capote passou a fazer pesquisas, entrevistar familiares das vítimas e dos assassinos, reunir documentos oficiais — como cartas e diários — e, com base nas informações coletadas, escreveu o romance não ficcional de grande sucesso.
5. H. H. Holmes: Maligno – O Psicopata da Cidade Branca, de Harold Schechter (2020) - https://amzn.to/3l45APq
Ao contrário do que muitos pensam, os serial killers não surgiram apenas no século 20. Já no século 19, Herman Webster Mudgett, mais conhecido como Dr. Henry Howard Holmes, aterrorizou os Estados Unidos por ter matado dezenas de pessoas de maneira perversa e calculista. Na época, o criminoso construiu um hotel para a Feira Mundial de Chicago, com o objetivo de celebrar os 400 anos da chegada de Colombo à América.
No entanto, a construção tratava-se de um labirinto cheio de portas, alçapões e armadilhas, e foi lá que Holmes matou diversas pessoas que foram ao evento. Conheça, nesta obra, diversos crimes cometidos pelo assassino em série — incluindo outros golpes e esquemas realizados a sangue frio — além de como sua história repercutiu na imprensa ao redor do mundo.
6. Assassino do zodíaco, de Sam Wilson (2018) - https://amzn.to/3larUHl
Uma série de assassinatos de brutalidade incomum na cidade de San Celeste tem, como vítimas, pessoas de classes sociais muito diferentes. Peter Williams, chefe de polícia, é encontrado morto em sua própria casa e seu corpo foi jogado em uma vala no quintal. No local do crime, encontra-se o símbolo do seu signo, Touro.
Para desvendar o caso, o detetive Jerome Burton é escalado, e conta com a ajuda da astróloga forense Lindi Childs. Juntos, percorrem uma trajetória sombria para descobrir o que acontece por trás de uma sequência de assassinatos que parecem seguir um padrão astrológico.
+AH: 10 declarações chocantes de serial killers