Arqueólogos peruanos descobriram 29 geoglifos na região de Ica, ao sul do país, que retratam figuras inusitadas, incluindo animais antropomorfizados
Recentemente, uma equipe de arqueólogos da Universidade Nacional San Luis Gonzaga de Ica (Unica), no Peru, realizou um achado bastante impressionante: 29 grandes geoglifos nos bairros de El Ingenio e Changuillo, na região de Ica, ao sul do Peru, que retratavam figuras felinas e antropomórficas.
De acordo com os pesquisadores envolvidos na descoberta, os geoglifos datam de entre os anos 300 a.C. e 100 d.C., época em que a região vivia a transição entre o período Paracas e o período Nasca.
Conforme descrito pelo Heritage Daily, para o estudo, foram utilizados drones. Com eles, foram identificados 10 geoglifos no distrito de El Ingenio, que retratavam figuras felinas que mediam até 17 metros de comprimento e 12 de altura, e outros 8 geoglifos semelhantes ainda maiores, no distrito de Changuillo, medindo até 37 metros de comprimento por 13 metros de altura.
Os demais geoglifos, por sua vez, são representações de figuras antropomórficas, ou seja, uma mistura de características de animais e de humanos. Destes, 10 foram encontrados em El Ingenio, enquanto apenas um estava no distrito de Changuillo.
+ Novas interpretações podem desvendar o mistério das Linhas de Nazca, no Peru
Ainda segundo o Heritage Daily, a cultura Paracas surgiu por volta de 800 a.C., antes da chegada do Império Inca na região. Dessa forma, muitos geoglifos encontrados na região são associados a esse povo, como os famosos Geoglifos de Palpa e os Candelabros de Paracas.
Além do mais, os Paracas teriam sido precursores da cultura Nasca, que surgiu por volta de 100 a.C. e se desenvolveu no litoral sul do atual Peru. Os geoglifos Nascos são conhecidos por representarem várias criaturas vivas — como beija-flores estilizados, aranhas, macacos, peixes, tubarões, orcas, lagartos e plantas desérticas —, que lembram pinturas rupestres Paracas; isso sem mencionar as representações ambíguas de aparência humana ou guerreiros.
+ Arqueólogos descobrem novos geoglifos em Nazca, no Peru
Vale mencionar ainda que, segundo os pesquisadores, os gatos eram bastante representados pelos Paracas pois esta cultura considerava-os divindades relacionadas à água, além de bastante próximos aos conceitos de fertilidade.