O animal estava alojado na garganta da criança durante dias, sendo descoberto através de exames
Uma garoa de 5 anos, que reclamava de impedimentos respiratórios há dias, foi levada a ao Departamento de Pediatria do Hospital Popular de Wenshan, na China, em 30 de maio deste ano. Para a surpresa dos familiares, no entanto, o motivo das crises de tosse e falta de ar era bem menos usual do que complicações recorrentes na infância.
Após uma bateria de exames, a hipótese dos pais de que a menina estava com um forte resfriado, tosse e dispneia foi rapidamente descartada, descobrindo a presença de um estranho ser vivo que ocupava uma massagem muscular próxima da laringe, mobilizando os médicos a removerem a criatura.
Para a surpresa da equipe, o parasita tratava-se de um sanguessuga com aproximadamente 15 cm de comprimento, e que, quando contorcido, ocupava toda a passagem aérea do canal, chegando a causar apertos no peito e fadiga na criança pelas dificuldades de conduzir o ar.
O procedimento foi realizado com êxito e não resultou em danos na menina, que se recuperou rapidamente e recebeu alta do hospital, como informou o portal de notícias UOL.