Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Coreia do Norte realiza testes de 'drones suicidas' sob supervisão de Kim Jong-un

De acordo com a mídia estatal norte-coreana, Kim Jong-un supervisionou, no último fim de semana, a decolagem de 'drones suicidas'

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 26/08/2024, às 13h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images
O líder norte-coreano Kim Jong Un - Getty Images

A mídia estatal norte-coreana informou nesta segunda-feira, 26, que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, supervisionou a decolagem de "drones suicidas" que destruíram com sucesso alvos de teste, incluindo um tanque. Durante o evento, Kim instou os pesquisadores a avançar no desenvolvimento de inteligência artificial para os veículos não tripulados.

No sábado, 24, Kim visitou o Instituto de Drones da Academia de Ciências de Defesa da Coreia do Norte, onde testemunhou o teste bem-sucedido dos drones, que identificaram e destruíram alvos após seguir rotas predefinidas.

De acordo com o portal CNN, a agência de notícias estatal KCNA relatou que Kim solicitou a produção em massa desses drones suicidas para uso em unidades de infantaria tática e operações especiais, incluindo drones subaquáticos de ataque suicida, além de drones de reconhecimento estratégico e de ataque multiuso.

As munições ociosas, como são conhecidas, têm sido amplamente utilizadas em conflitos recentes, como na guerra na Ucrânia e no Oriente Médio. Esses drones permanecem no ar até localizarem um alvo específico, contra o qual colidem, detonando uma ogiva embutida.

Diferentes modelos

Fotos divulgadas pela mídia estatal mostraram quatro tipos diferentes de drones, alguns lançados com a ajuda de pequenos motores de foguete antes de suas hélices entrarem em ação.

Questionado sobre as semelhanças entre os drones norte-coreanos e modelos como o ZALA Lancet da Rússia e o Shahed de design iraniano, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirmou que mais análises são necessárias.

Como resposta, a Coreia do Sul anunciou a implementação de armas laser para derrubar os veículos aéreos norte-coreanos, sendo o primeiro país a operar essas armas nas forças armadas. Os exercícios militares anuais de verão da Coreia do Sul e dos EUA, iniciados na semana passada, incluem práticas de resposta a drones norte-coreanos.