Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia do Norte

Coreia do Norte pode estar construindo navio de guerra colossal

Com mais de 140 metros, possível navio de guerra norte-coreano seria o maior do tipo já construído na história do país, e um dos maiores do mundo

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 14/04/2025, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Possível navio de guerra norte-coreano - Divulgação/Maxar Technologies
Possível navio de guerra norte-coreano - Divulgação/Maxar Technologies

Na última semana, os provedores de satélites independentes Maxar Technologies e Planet Labs capturaram imagens surpreendentes na Coreia do Norte, que mostram o que pode ser o maior navio de guerra já construído na história do país — possuindo mais que o dobro do tamanho de qualquer outro navio da frota de Kim Jong-un.

O navio em questão foi visto sendo construído no estaleiro Nampo, na costa oeste da Coreia do Norte, a aproximadamente 60 quilômetros a sudoeste de Pyongyang, capital norte-coreana.

Conforme repercute a CNN Brasil, analistas alegam que as imagens revelam a construção em andamento de armas e outros sistemas internos do grande navio. Também supõem que a embarcação seja uma fragata de mísseis guiados (FFG), projetada para o transporte de mísseis em tubos de lançamento verticais, para uso contra alvos tanto em terra quanto no mar.

O FFG tem aproximadamente 140 metros de comprimento, tornando-o o maior navio de guerra fabricado na Coreia do Norte", afirma Joseph Bermudez Jr. e Jennifer Jun, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, em comunicado.

Desenvolvimento bélico

Apesar das sanções que a Coreia do Norte vem sofrendo das Nações Unidas, que limitam bastante o acesso a materiais e tecnologias ao país de Kim Jong-un para o desenvolvimento de poderio bélico, o regime norte-coreano vem passando por uma rápida modernização de suas forças armadas. Eles vêm desenvolvendo várias novas armas nos últimos anos, que colocam grande temor sobre seu poder bélico.

Analistas acreditam que, desde o início da guerra na Ucrânia, com o estreitamento dos laços entre a Coreia do Norte e a Rússia, o país de Kim Jong-un pode estar superando as sanções. Um almirante sul-coreano aposentado, Kim Duk-ki, afirma acreditar que Moscou esteja fornecendo tecnologia para os novos sistemas de mísseis da fragata.

Vale mencionar ainda que, no fim do ano passado, apareceu em uma reportagem da TV Central Coreana (KCTV, na sigla em inglês), uma emissora estatal da Coreia do Norte, fotos da embarcação em questão. Nas imagens, é possível observar Kim Jong-un inspecionando a construção da embarcação.

Kim Jong-un durante inspeção de construção de navio / Crédito: Reprodução/KCTV

A partir das imagens da KCTV, já era possível notar a construção de um navio de guerra que, possivelmente, conta com o tipo de armamento que as marinhas modernas possuem, como células de lançamento vertical — que podem lançar uma variedade de mísseis —, e talvez até um radar de matriz faseada, que pode rastrear ameaças e alvos com maior velocidade e precisão que as capacidades norte-coreanas já conhecidas.