Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cultura

Conheça a nova megaexposição do MIS: 'O cinema de Billy Wilder'

A exposição inédita, criada integralmente pelo MIS, apresentará recriações de cenários e um panorama dos trabalhos mais marcantes do cineasta

Redação Publicado em 19/08/2024, às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A grande exposição 'O Cinema de Billy Wilder' - Divulgação/Museu da Imagem e do Som (MIS)
A grande exposição 'O Cinema de Billy Wilder' - Divulgação/Museu da Imagem e do Som (MIS)

O MIS inaugurou a grande exposição 'O Cinema de Billy Wilder'. Esta homenagem celebra um dos cineastas mais renomados do século 20, conhecido por clássicos como “Crepúsculo dos Deuses” e “Quanto Mais Quente Melhor”. 

Com recriações de cenários e um panorama dos trabalhos mais impactantes de Billy Wilder, a exposição ocupará os três andares do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Os visitantes serão convidados a mergulhar na piscina de Norma Desmond, dançar com Marilyn Monroe, planejar golpes de indenização no cinema noir, desvendar mistérios inspirados por Agatha Christie, escapar do inferno número 17 e se encantar com Sabrina.

A mostra percorre a vasta filmografia de Wilder, destacando 13 dos seus 27 longas-metragens, e inclui textos de Ana Lúcia Andrade, especialista na obra do cineasta e autora do livro “Entretenimento Inteligente – O Cinema de Billy Wilder”. 

Entre cartazes, fotografias de bastidores, stills de filmes, cenas editadas exclusivamente para a exposição, objetos de cena, figurinos originais e depoimentos em vídeo de pessoas que conviveram com o diretor, a exposição aproxima o público do universo cinematográfico e ilumina a trajetória profissional do homenageado.

Billy Wilder foi um dos maiores diretores e roteiristas de todos os tempos, um cineasta criativo, genial, corajoso e ousado. Seus filmes foram feitos dentro do sistema de Hollywood e conseguiam ser sucesso de bilheteria, ao mesmo tempo, em que eram repletos de segundas leituras, fazendo com que o público se interesse por eles até hoje. Seus roteiros ironizavam, de forma sutil e outras vezes nem tanto, hábitos, tabus e assuntos delicados num tempo de forte censura.”, afirmou André Sturm, diretor-geral do Museu e responsável pela curadoria da mostra. 

Informações

A exposição “O Cinema de Billy Wilder” estará em cartaz a partir do dia 16 de agosto no Museu da Imagem e do Som – MIS, localizado na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. 

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia, com entrada gratuita às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês, em parceria com a B3). A exposição poderá ser visitada de terças a sextas, domingos e feriados, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h.